blog_inicial 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-BR) divulgou os resultados de uma pesquisa realizada em parceria com o Datafolha sobre como  brasileiro constrói e o papel técnico e social dos arquitetos.

Foram feitas 2400 entrevistas em 177 cidades e os temas abordados foram aprofundados em 12 grupos de discussão formados em 6 capitais das 5 regiões do país. Os objetivos gerais da pesquisam são: as atribuições de arquitetos e urbanistas e sua imagem; o protagonismo do arquiteto e urbanista no planejamento das cidades; levantar atributos, benefícios e valores relevantes em relação à atuação de arquitetos e urbanistas; obter avaliação dos serviços realizados e conhecer a opinião sobre reserva técnica.

A pesquisa demonstrou que a grande maioria dos entrevistados já reformou ou construiu e que o resultado não foi positivo. Diversos motivos foram relatados, em especial, a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada. Algumas pessoas relataram como uma experiência traumática.

blog_graficos-datafolha-editavel-jok_slide-07

Menos de 15% contratam arquitetos

Um dos resultados mais alarmantes que a pesquisa apresentou, é o fato de que menos de 15% dos brasileiros que constroem não contratam um arquiteto. Segundo as motivações relatadas, a principal é a questão financeira. Outros motivos relatados foram o difícil acesso a esses profissionais (por indicação) e a falta de conhecimento. Por isso, muitas vezes, optam pela contratação apenas de mestres de obras e pedreiros.

E as consequências disso são, na grande maioria das vezes, desastrosas. Sem o planejamento de um profissional qualificado, dificilmente o orçamento inicial não é ultrapassado. A maioria dos entrevistados relatou dificuldade em calcular o valor da obra e a falta de conhecimento e má assessoria culminam em uma previsão incorreta dos gastos.

Sem o acompanhamento do arquiteto, o trabalho fica mal feito e tem que ser refeito, ocasionando gastos extras e estouro no cronograma. Ocasionando perda de tempo, dinheiro, sem contar o grande desgaste emocional.

Confira a pesquisa completa e todos os resultados clicando aqui.