O desperdício de água no Brasil é intenso. Milhões de litros de água vão embora pelo ralo diariamente. O país é o segundo maior consumidor de água no mundo e estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e outros já estão vivendo as consequências do mal uso da água.

Com disciplina e atenção o consumo consciente da água pode ser praticado por qualquer pessoa. Economizar água é mais do que um dever, essa atitude pode ajudar a garantir a utilização do recurso pelas gerações futuras.

Dicas para economizar água

Dicas para economizar água


Mas como economizar água em casa? Veja as 5 dicas eficientes que separamos para você.

 

1)  Atenção com as torneiras

Não deixe a torneira aberta enquanto lava as mãos, escova os dentes ou faz a barba. Com essa atitude você poderá economizar de 12 a 80 litros de água. Enquanto a torneira está aberta você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se a torneira está pingando faça a regulagem necessária, essa falha pode mandar mais de 20 litros de água pelo ralo. Antes de lavar a louça, limpe bem os restos de comida,deixando-a de molho por alguns minutos, facilitando a limpeza da sujeira. Desligue a torneira enquanto estiver ensaboando alouça e use água corrente apenas para enxaguar.

 

2)  Não descanse a mão na descarga

Uma descarga acionada por seis segundos consome de 6 a 10 litros de água. Sempre que for usá-la, mantenha o botão pressionado apenas pelo tempo necessário. E evite pressionar a válvula sem necessidade. Além disso, não jogue lixo (papel higiênico, fio dental, cabelos ou cigarros) na bacia sanitária. A descarga precisará de muito mais água para mandar essa sujeira embora e você evitará entupimentos.

 

3)  Não tome banhos demorados

Sempre que você toma um banho de 5 minutos com o chuveiro ligado, em média, 60 litros de água descem pelo ralo. Se o banho for de 20 minutos o consumo será de 300 litros. Ao reduzir um minuto no banho você pode economizar de 3 a 6 litros de água. A água do banho pode ser reutilizada para outras atividades, como lavar o quintal, o carro. Ah! E não se esqueça, ao se ensaboar desligue o chuveiro.

 

4) Você precisa de água, a calçada não

Evite lavar a calçada, mas se for realmente necessário faça a limpeza com vassoura e utilize água em balde, preferencialmente, a água que sobrou do banho, da lavagem das roupas, do tanque ou da máquina de lavar roupas. Usar a mangueira como “vassoura” durante 15 minutos pode desperdiçar cerca de 280 litros de água.

 

5) Evite usar mangueiras

Atividades diárias que pedem o auxílio da mangueira de jardim podem ser substituídas por baldes. Para lavar o carro – uma vez por semana é suficiente – conte com a ajuda de baldes e panos. Tente reaproveitar a água que sobrou da máquina de lavar roupas ou do banho. Use um regador para molhar o jardim e as plantas – durante o verão, regue as plantas pelamanhã ou à noite e durante o inverno, pela manhã, em dias alternados. Molhe sempre a base das plantas e não as folhas.

 

Passe essas dicas adiante, converse com amigos, familiares e colegas de trabalho, precisamos de muitas pessoas engajadas a favor do Movimento pelo Consumo Consciente da Água.

 

A Trisoft e a água

Trisoft tem uma vasta gama de produtos feitos a partir da lã de PET e que não utiliza uma gota d’água durante o processo de fabricação. Eles servem de base para a produção de travesseiros e protetoresmantas e fibrasisolamento termoacústico e não tecidos agulhados. Alguns exemplos de utilização dos produtos da Trisoft você pode encontrar em protetores de colchão,  travesseiros, agulhado calandrado para indústria calçadista, carpetes automobilísticos,  filtragens, entretelas, subcoberturas de telhados industriais, comerciais e residenciais,  entre outros. Há de se destacar também o patenteado sistema PETFOM que substitui a espuma dos colchões e sofás pela lã de PET que não oxidanão mofa e mantém excelente desempenho em resiliência por muito mais tempo.

Há mais de 20 anos, a Trisoft já havia se transformado pensando no futuro das próximas gerações.

E você já pensou em transformar seus ideais em atitudes?