O arquiteto holandês Rem Koolhaas.

O arquiteto holandês Rem Koolhaas.

 

A obra de um dos arquitetos mais famosos e respeitados do mundo, Rem Koolhaas, do escritório OMA (Office for Metropolitan Archtecture) é o tema central do aguardado documentário “REM”. Tomas Koolhaas, cineasta e filho do arquiteto holandês, apresentou as primeiras imagens do filme em um teaser essa semana.

Segundo Tomas, o documentário tira do foco a arquitetura construída em si e lança luz sobre a forma como ela influencia a vida das pessoas que interagem com ela. É uma visão humana do trabalho de Rem e conta com depoimentos de diversas pessoas que vivem nas obras do arquiteto, são histórias de vida.

O filme também consegue ligar temas que parecem desconectados, como a economia global e a sua influência na arquitetura e na vida das pessoas. Exemplo disso é o depoimento de um homem que se tornou mendigo após a crise nos EUA e como a Biblioteca Pública de Seattle, obra de Rem Koolhaas, passou a ter um novo e especial significado em sua vida.

Para o mendigo, o prédio se transformou “no paraíso”. Deixou de ser um complexo amontado de concreto e aço e passou a ser a promessa de um futuro melhor. A impactante última frase do teaser é de Rem e diz “Acho que é muito melhor dizer que somos desafiados pelas necessidades das pessoas”.

Mendigo frequentador da Biblioteca de Seattle, obra de Koolhaas.

Mendigo frequentador da Biblioteca de Seattle, obra de Koolhaas.

Biblioteca Pública de Seattle projetada por Rem Koolhaas

Biblioteca Pública de Seattle projetada por Rem Koolhaas

Confira o teaser:

REM TEASER 2015 from tomas koolhaas on Vimeo.