17 ODS

17 ODS

Chefes de Estado de todo o mundo se reuniram na sede da ONU em Nova York para criar uma ambiciosa agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos. O foco é acabar com a pobreza, promover a prosperidade e bem-estar todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.

Para alcançar tudo isso foram definidos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) para 2030. Eles são baseados em 8 ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) definidos em 2000. São eles:

8 ODM

8 ODM

Os objetivos são bastante audaciosos e para garantir que sejam alcançados a ONU está desenvolvendo indicadores para serem monitorados. Serão dados de qualidade, acessíveis, atualizados e confiáveis para a medição do progresso e para garantir que ninguém fique para trás.

Esses dados são a chave para as tomadas de decisões e estarão disponíveis em mecanismos de comunicação para serem usados sempre que necessário. Os governos são os responsáveis principais pelo andamento do processo e deverão se utilizar de todos os recursos.

No último encontro de líderes, assim como no ocorrido em Adis Abeba foi definida uma agenda para monitoramento e o Fórum Político de Alto Nível, que acontecerá na Assembléia Geral do Conselho Econômico e Social terá o papel central na supervisão, acompanhamento e avaliação em nível global.

Faremos uma série de quatro posts para que você conheça os objetivos e as atitudes que deverão ser tomadas para poder colaborar e acompanhar o progresso dessas atitudes tão necessárias para um futuro sustentável para o nosso planeta. A Trisoft é uma empresa com foco em inovação e sustentabilidade e apoia essa causa.

Conheça os seis primeiros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

 São consideradas em pobreza extrema, famílias que vivem com menos de US$ 1,25 por dia e o compromisso principal deste ODS é erradicá-la até 2030. Também até esta data deverá ser reduzido à metade o número de pessoas que vive na pobreza e todos deverão ter acesso a serviços básicos e direitos iguais a recursos econômicos e propriedade e controle sobre a terra.

 

Para atingir essas metas, os governos deverão mobilizar recursos de variadas fontes e criar marcos políticos em âmbito regional, nacional e internacional. Para isso, deverão traçar estratégias de desenvolvimento a favor dos mais pobres para apoiar investimentos que acelerem a erradicação da pobreza.

 Objetivo 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável

Para acabar com a fome e garantir que todos tenham acesso a uma alimentação nutritiva e segura durante o ano todo, os governos deverão dobrar a produtividade agrícola e a renda dos pequenos produtores, assim como disseminar o conhecimento de sistemas sustentáveis de produção.

Deverão ser corrigidas restrições ao comércio e distorções nos mercados agrícolas mundiais, incluindo a eliminação de todas as formas de subsídios à exportação. Será necessário adotar medidas para garantir o funcionamento adequado dos mercados de commodities de alimentos e seus derivados e facilitar o acesso à informação de mercado para ajudar a limitar a volatilidade extrema dos preços dos alimentos.

 Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

 O terceiro ODS visa reduzir a taxa de mortalidade materna mundial e acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e menores de 5 anos. Pretende também acabar com as epidemias de AIDS, tuberculose, malária e combater a hepatite e doenças transmitidas pela água.

Nesse objetivo também está o combate e a prevenção ao uso de drogas e álcool, assim como reduzir pela metade o número de mortos e feridos em acidentes de trânsito. Também visa reduzir as mortes e doenças causadas por produtos químicos perigosos, contaminação e poluição da água, ar e solo.

Para se alcançar tudo isso, será preciso apoio a pesquisas, desenvolvimento de vacinas, de projetos educacionais e o aumento no investimento para o recrutamento e a formação do pessoal de saúde nos países em desenvolvimento.

 Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

 Esse ODS visa garantir educação de qualidade em todas as fases da vida do ser humano, desde a preparação para a escola primária até o ensino técnico e a universidade. Eles deverão ser preparados para promover o desenvolvimento sustentável.

Para isso, os governos deverão melhorar as instalações escolares, aumentar consideravelmente o contingente de professores qualificados através de cooperação internacional para a formação dos profissionais e com o aumento do número de bolsas de estudo para países em desenvolvimento.

 

Amanhã, apresentaremos os próximos quatro Objetivos do Desenvolvimento Sustentável a serem atingidos até 2030. Até lá.