Desenvolvimento sustentável

Continuamos hoje com a apresentação da segunda parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um compromisso firmado por chefes de estado de todo o mundo na Cúpula sobre Desenvolvimento Sustentável, na sede da ONU em Nova York.

A iniciativa é um chamado à ação para a criação de um planeta mais sustentável. Cada governo tem a responsabilidade de tomar decisões e criar condições para que os 17 ODS sejam alcançados até 2030.

17 ODS

Os 17 ODS.

Conheça os próximos quatro ODS:

Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

Esse ODS visa proteger mulheres e meninas da discriminação, da violência, do abuso, assim como dar condições de vida e conhecimento para que elas possam viver com dignidade e independência. Busca também a proteção contra práticas como a mutilação genital, os casamentos prematuros e forçados e violências como o tráfico e a exploração sexual.

Os governos deverão realizar reformas para dar direitos iguais a recursos econômicos, bem como a propriedade e controle sobre a terra e aumentar o acesso a tecnologias de informação para promover o empoderamento da mulher.

 

Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos

O acesso à agua potável, saneamento básico e higiene deve ser universal até 2030, dando condições para uma vida mais digna e saudável a todos. Nesse período também deve ser alcançada uma melhora substancial na qualidade da água, reduzindo a poluição e a proporção de águas residuais não tratadas.

Esse ODS vai mais longe, pois visa desenvolver uma cadeia sustentável que vem desde a retirada na natureza, passando pelo abastecimento em épocas e locais de escassez e criando uma gestão integrada dos recursos hídricos em todos os níveis, inclusive entre países.

Além disso, busca proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas úmidas, rios, aquíferos e lagos. Para alcançar tudo o que é proposto como meta, será preciso investir em capacitação e desenvolvimento e fortalecer a participação das comunidades para melhorar a gestão da água e do saneamento.

 

Objetivo 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos

 Até 2030 todas as pessoas deverão ter acesso à energia segura, moderna e com preços acessíveis. A matriz energética global deverá ter aumentado consideravelmente a participação de energias renováveis.

A eficiência energética global será duplicada e a infraestrutura de fornecimento deverá ser expandida e modernizada. Para isso será preciso reforçar a cooperação internacional para aumentar o acesso a pesquisas e tecnologias sobre energias limpas. Esses esforços deverão ser ainda maiores em países menos desenvolvidos e sem litoral.

 

Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos

Este ODS tem foco no crescimento econômico per capita, atingindo melhores níveis de produtividade das economias com diversificação, modernização e inovação. Políticas orientadas para o desenvolvimento com geração de emprego decente e fortalecimento das pequenas e médias empresas deverão ser criadas.

Medidas imediatas serão tomadas para a erradicação do trabalho forçado, da escravidão moderna e o trafico de pessoas. O trabalho infantil, o recrutamento e utilização de crianças-soldado devem ser exterminados.

 

A Trisoft abraça a causa e quer divulgar essa iniciativa para que cada um possa fazer a sua parte no meio onde vive e influenciar outras pessoas a fazerem o mesmo. Compartilhe essas informações.

Confira amanhã os próximos quatro ODS.