É tempo de reduzir, reusar e reciclar.

É tempo de reduzir, reusar e reciclar.

 

Hoje apresentaremos mais quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030. Esse compromisso foi firmado entre líderes mundiais reunidos na Cúpula sobre Desenvolvimento Sustentável realizada pela ONU, em Nova York e deve nortear as ações de governos do mundo todo.

Num esforço conjunto, entre a ONU, as administrações dos países e cada pessoa, construiremos um planeta mais sustentável e saudável para as futuras gerações. A Trisoft é uma empresa com foco em inovação e sustentabilidade e já começou a fazer a sua parte também. Nossos produtos são 100% sustentáveis e retiramos milhões de garrafas Pet do meio ambiente todos os anos.

17 ODS

17 ODS

Conheça agora mais quatro dos 17 ODS:

Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

Esse ODS visa oferecer infraestrutura adequada e sustentável para apoiar o desenvolvimento econômico e o bem-estar das pessoas, com acesso para todos e preço justo. Também busca uma industrialização mais sustentável e inclusiva, principalmente nos países menos desenvolvidos, aumentando o emprego e o PIB.

Aumentar e facilitar o acesso ao crédito e às tecnologias para pequenas indústrias e empresas para promover uma maior competitividade. Esse ODS também foca no acesso universal à internet a preços acessíveis nos países menos desenvolvidos até 2020, pois acreditam na importância do acesso a informação para o crescimento do ser humano e do planeta.

 

Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles

Com este objetivo, os países menos desenvolvidos deverão alcançar e sustentar o aumento da renda de 40% da população mais pobre para uma taxa maior que a média nacional atual.

Também deverá ser promovida a inclusão social, econômica e política de todos, independente de raça, gênero, religião, etc. Leis, políticas e práticas discriminatórias devem ser eliminadas garantindo igualdade de oportunidades a todos.

Este ODS busca também o incentivo a assistência oficial ao desenvolvimento e fluxos financeiros, incluindo o investimento externo direto, para os Estados onde a necessidade é maior. Beneficiará também os migrantes, com políticas de migração planejadas e bem geridas e diminuirá para menos de 3% os custos de suas transações financeiras.

 

Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

O último objetivo de hoje trata sobre habitação, acesso a serviços básicos e urbanização de favelas. Ele visa também melhorar os sistemas de transporte, deixando-os mais seguros, acessíveis e sustentáveis.

Até 2030 deve-se aumentar a urbanização inclusiva e sustentável e melhorar a gestão dos assentamentos humanos.

Os esforços também se direcionam para a proteção do patrimônio culturas e natural do mundo. E também para a redução do impacto ambiental negativo per capita nas cidades, com atenção especial à qualidade do ar e à gestão de resíduos municipais.

As catástrofes também são tema deste objetivo e ações devem ser realizadas para reduzir significativamente o número de mortes e pessoas afetadas. Diminuindo também as perdas econômicas diretas, protegendo os mais pobres e vulneráveis.

 

Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

O último objetivo de hoje pretende implementar o Plano Decenal de Programas sobre Produção e Consumo Sustentáveis, envolvendo todos os países para a criação de medidas para o desenvolvimento dos menos desenvolvidos.

Neste ODS busca-se também alcançar a gestão sustentáveis e o uso eficiente dos recursos naturais, assim como reduzir pela metade o desperdício de alimento per capita no mundo nos níveis de varejo e do consumidor. Também terá que ser diminuída a perda de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento.

Até 2020, deverá ser alcançado o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e de todos os resíduos, ao longo de todo o seu ciclo produtivo. Tudo deve ser feito conforme marcos internacionais a fim de reduzir sua liberação no ar, água e solo.

Até 2030, será preciso reduzir a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso. Para isso haverá incentivos a empresas, especialmente as de grande porte, para adotarem práticas sustentáveis e a integração da informação sobre sustentabilidade.

Para fechar o 12º ODS, deverá haver um desencorajamento ao consumo exagerado de combustíveis fósseis. Todos os esforços serão na direção de reduzir os impactos ambientais e adversos sobre o desenvolvimento de forma a proteger os pobres e comunidades necessitadas.

 

Amanhã apresentaremos os últimos objetivos de desenvolvimento sustentável. Faça sua parte colocando o assunto em pauta e divulgando nas redes sociais. Com a colaboração de todo mundo conseguiremos o planeta sustentável que tanto desejamos.