É tempo de agir contra a desigualdade

É tempo de agir conta a desigualdade

Hoje apresentaremos os cinco últimos objetivos de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos. Os 17 ODS fazem parte do compromisso firmado entre chefes de estado de todo o mundo na seda da ONU em Nova York, na Cúpula do Desenvolvimento Sustentável.

Esses objetivos são um chamado à ação para mudar nosso planeta, é uma iniciativa global que envolve governos, ONU, empresas e cada pessoa do mundo. Todos nós podemos ser agentes críticos de mudança e temos nos ODS uma plataforma para canalizarmos nossas capacidades em prol de um futuro melhor.

Segundo a apresentação da ONU, esta “é uma Agenda do povo, pelo povo e para o povo – e isto, acreditamos, irá garantir o seu sucesso”. A Trisoft também acredita no sucesso desta empreitada.

Conheça agora os 5 últimos ODS e ajude-nos a divulga-los:


Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para  combater a mudança climática e seus impactos

O primeiro ODS de hoje quer preparar os países para as catástrofes naturais que acontecem com cada vez mais frequência. Para isso será preciso aumentar a capacidade de adaptação aos riscos e criar estratégias e planejamento nas cidades.

Aumentar a conscientização e a disseminação da informação ajudará também a diminuir o impacto causado por essas tragédias. E acima de tudo, é preciso fazer mudanças urgentes para reduzirmos o impacto do homem no clima.

 

Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável

É tempo de oceanos saudáveis

É tempo de oceanos saudáveis

Este ODS visa proteger e restaurar os oceanos e a vida marinha. Essa iniciativa deve ir desde a despoluição e diminuição da emissão de poluentes, passando pela proteção dos ecossistemas marinhos, até a regulamentação correta da pesca.

Para tudo isso, também será preciso investir em tecnologia e pesquisas, aumentando o conhecimento científico a fim de melhorar a saúde dos oceanos e também aumentar a contribuição da biodiversidade marinha para o desenvolvimento de países menos desenvolvidos.

 

Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade

É tempo de cuidar das nossa florestas

É tempo de cuidar das nossa florestas

O 15º objetivo trata da proteção, conservação e recuperação dos ecossistemas terrestres e de água doce. Para isso é preciso uma gestão sustentável das florestas, assim como acabar com o desmatamento e aumentar o reflorestamento, combatendo a desertificação, a seca, a degradação dos solos e as inundações.

Deverão ser tomadas medidas urgentes para deter a perda da biodiversidade e evitar a extinção de espécies ameaçadas. Será preciso acabar com a caça ilegal e o tráfico de espécies da fauna e flora protegidas.

Os governos deverão mobilizar recursos significativos de todas as fontes e em todos os níveis para financiar o manejo florestar sustentável e oferecer incentivos aos países em desenvolvimento para a conservação e o reflorestamento.

 

Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis

O 16º ODS pretende reduzir todas as formas de violência, taxas de mortalidade e acabar com abuso, exploração, tráfico e todas as formas de violência e tortura contra crianças. Promoverá o Estado de Direito em todos os níveis, garantido a igualdade de acesso à justiça para todos.

Também busca reduzir significativamente os fluxos financeiros e de armas ilegais, reforçar a recuperação e devolução de recursos roubados e combater todas as formas de crime organizado. Reduzirá a corrupção e o suborno de qualquer forma e desenvolverá instituições eficazes, responsáveis e transparentes nacionais e internacionais.

Os países em desenvolvimento terão sua participação ampliada e fortalecida nas instituições de governança global e todos terão a garantia de tomadas de decisão responsivas, inclusivas, participativas e representativas em todos os níveis.

 

Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

O último ODS é subdividido em 5 temas: Finanças, Tecnologia, Capacitação, Comércio e Questões Sistêmicas. As quatro primeiras visam ajudar os países menos desenvolvidos a alcançarem sustentabilidade financeira, promover o desenvolvimento tecnológico, melhorar sua capacitação e criar um comércio universal multilateral.

As Questões Sistêmicas se subdividem em mais 3 temas: Coerência de políticas e institucional, As parcerias multissetoriais e Dados, monitoramentos e prestação de contas. Eles pretendem aumentar a estabilidade macroeconômica global e a coerência das políticas para o desenvolvimento sustentável.

Buscam reforçar as parcerias globais e o compartilhamento de conhecimento, expertise, tecnologia e recursos financeiros para apoiar a realização dos objetivos do desenvolvimento sustentável em todos os países.

 

17 ODS

17 ODS

Agora você já conhece cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Então venha conosco divulgar e colaborar com essa iniciativa e inspirar outros a fazerem o mesmo.

“O futuro da humanidade e do nosso planeta está em nossas mãos. Também está nas mãos da geração mais jovem de hoje, que vai passar a tocha para as gerações futuras. Temos mapeado o caminho para o desenvolvimento sustentável; será para todos nós, para garantir que a jornada seja bem-sucedida e seus ganhos irreversíveis.”, trecho da carta de apresentação dos ODS divulgada pela ONU.