O que é Absorção Sonora

Você sabe o que é absorção sonora?

 

Absorção Sonora

Absorção Sonora

Com certeza você já passou pela experiência desagradável de um restaurante muito barulhento onde mal dava para compreender a conversa da pessoa ao seu lado, ou uma sala de aula onde não se compreendia a fala do professor, ou um escritório ruidoso com grande raio de distração prejudicando a produtividade, ou tantas outras situações similares.

Quando temos por objetivo um espaço que proporcione boas condições de comunicação, audibilidade e inteligibilidade da fala, qualidade musical ou distribuição homogênea do som, a preocupação básica será com a absorção sonora, portanto com a reverberação e a reflexão dos sons pelo ambiente.

 

A absorção sonora é uma das principais propriedades dos materiais acústicos aplicados em um projeto que visa o condicionamento sonoro do ambiente.

Ela é fundamental quando desejamos reduzir a reverberação de um espaço para que o tempo de permanência do som fique de acordo com o volume geométrico e a função do local.

Por exemplo, uma igreja com 1000m³ certamente vai demandar um tempo de reverberação bem diferente de uma sala de reunião com 50m³.

Um material com boa absorção ao som é capaz de dissipar em sua superfície a maior parte da energia da onda sonora, devolvendo ao ambiente interno apenas uma pequena parcela da energia incidente em forma de reflexão.

Em acústica, quem vê cara, não vê absorção!

Logo, o melhor método de avaliar a qualidade técnica de um material acústico é solicitar ao fabricante o valor do Coeficiente de Absorção (α) para sons graves, médios e agudos.

Este coeficiente é um valor que varia de 0 até 1. Quanto mais próximo de 1, mais absorvente ao som é o material.

Um produto com α = 0,85 absorve 85% da energia sonora incidente e reflete somente 15% de volta para o ambiente onde o som teve origem.

Existem diversos tipos de materiais acústicos com as mais variadas composições, formas, texturas e propriedades técnicas.

Materiais compostos por fibras, como a lã de PET, por exemplo, são excelentes absorvedores de sons agudos, mas também podem absorver sons médios e graves conforme espessura, densidade e afastamento da superfície de fixação.

Arq. Felipe Paim
Especialista em Acústica e Conforto Ambiental
Líder de Projetos da Audium
@arq_felipe_paim
@audium.ac

 

A Trisoft oferece soluções para absorção sonora como:

Baffles

BAFFLES TRISOFT

Baffle Trisoft

Solução acústica moderna, despojada e eficiente, aliam estética, inovação e versatilidade no tratamento acústico em projetos de design de interiores. Sustentáveis, 100% recicláveis, auto extinguíveis, integram-se perfeitamente a arquitetura dos ambientes, com muitas opções para quem procura flexibilidade e personalização.

Saiba mais clicando aqui.

Nuvens

Nuvem Trisoft

Nuvem Trisoft

São painéis acústicos que aliam alto desempenho e design, contribuindo na estética dos espaços aéreos dos projetos de arquitetura. Indicadas para absorção de ruídos, estão disponíveis em diversos formatos, cores e estampas customizáveis. Sustentáveis, 100% recicláveis, auto extinguíveis, podem ser instaladas em qualquer superfície de teto ou laje.

Saiba mais aqui.

Cobogós

cobogó trisoft

Cobogó Trisoft

Indicado para dividir ambientes, tendo também a função de barreira acústica, além de possuir design arrojado e desenhos cortados a laser que podem ser personalizados. Permite a passagem de luz e ventilação, ao mesmo tempo que proporciona privacidade ao ambiente. Leve, prático sustentáveis, 100% recicláveis, auto extinguível.

Conheça mais clicando aqui