arquitetura sustentável

Arquitetura sustentável: casa gasta apenas R$ 7,30 de luz por ano

Arquitetura sustentável: A 10 star home foi construída na Austrália e é a primeira do país a ser carbono positiva

arquitetura sustentávelPara muitos a noção de arquitetura sustentável vem sempre atrelada à uma manutenção difícil e cara, e nem sempre é o caso. A Austrália recentemente ganhou a 10 Star Home, na cidade de Victoria. Ela é a primeira casa do país a ser carbono positiva, ou seja, ela produz energia limpa o suficiente para que, ao final de sua vida útil, para o meio ambiente, será como se ela nunca estivesse lá. Inclusive, a estimativa do projeto é de que anualmente, cada morador da casa poupe o mundo de 203 quilogramas de carbono. Isso tudo acontece devido à filosofia da casa de ser “zero-desperdício”, de acordo com a Gazeta do Povo.

E o melhor de tudo? O custo anual de energia para manter a casa é de 2,35 dólares, cerca de R$ 7,30. A obra conta com painéis solares no teto, e um grande galão que coleta água da chuva para ser reutilizada depois. A sustentabilidade foi uma preocupação desde a fase de construção da 10 Star. Ao final da obra, o lixo acumulado estava limitado à apenas 3 sacos de lixo, que foram reciclados.

O projeto é assinado pelos escritórios The Sociable Weaver e Clare Cousin Architects. Nat Woods, um dos arquitetos que participou do projeto, afirma que a casa foi pensada para ser construída e mantida sem tecnologias muito caras, ou processos complexos. O interior da casa é moderno, minimalista e repleto de luz natural e madeira. Ela traz todo o conforto que uma casa comum traria para seus moradores.