som das árvores

Bartholomäus Traubeck e o som das árvores

Já pensou em ouvir o som das árvores? Em um primeiro momento pode parecer algo estranho, mas o músico alemão Bartholomäus Traubeck conseguiu extrair melodias dos anéis de um tronco de árvore. O resultado é incrível!

Traubeck criou um equipamento que traduz o som das árvores em notas de piano. Enquanto o tronco de árvore gira, sensores fazem a leitura dos sons e a tradução. Funciona como um aparelho de toca-discos, mas o mapeamento também leva em consideração outros aspectos da madeira, como cor e textura.

Os anéis ajudam especialistas a conhecerem as propriedades da árvore, como sua idade. Cada anel corresponde a um ano. Dessa maneira, cada árvore tem uma característica própria, o que gera melodias diferentes umas das outras. Traubeck fez um vídeo de uma das músicas sendo lidas pelo equipamento criado. Confira:

O músico conseguiu extrair tantas melodias que a experiência rendeu o “Years”, álbum que reúne sete músicas das mais diversas espécies de árvores. É possível ouvir o trabalho completo no site de Traubeck: CLIQUE AQUI E CONFIRA!