casas ecológicas

Casas ecológicas combinam com a proposta sustentável da lã de pet

Edificações sustentáveis podem ser construídas também na área residencial. A diminuição dos impactos ambientais, pensados por grandes corporações, chegam às casas ecológicas.  Elas podem ser feitas com pequenas iniciativas e uso de materiais recicláveis, como também por construtoras especializadas neste tipo de mercado.

casas ecológicasCasas ecológicas: Alguns edifícios comerciais já foram construídos ao longo do mundo, servem como modelo, como é o caso da Panasonic, no Japão. A construção usa energia solar, lâmpadas de LED capazes de diminuir o consumo e ventilação natural, por exemplo. Outras edificações no Brasil são realidade e conseguem atender ao propósito de serem casas ecológicas ou edificações sustentáveis. A Torre Santander, sede administrativa do banco Santander, localizada na esquina da Avenida Juscelino Kubitschek com a Marginal Pinheiros, em São Paulo, por exemplo, é considerada um prédio ecoeficiente por suas iniciativas em cinco grandes áreas: desenvolvimento local sustentável, uso racional da água, eficiência energética, seleção de materiais e qualidade ambiental interna.

Ainda na capital paulista, as duas primeiras torres do Rochaverá Corporate Towers são referência em construção sustentável no país. Há a redução do consumo de energia e dos custos operacionais e de manutenção; diminuição do uso de recursos ambientais não renováveis; melhora da qualidade do ar interno do edifício; melhora da qualidade de vida e da saúde dos usuários, otimizando a qualidade do ambiente construído.

Do corporativo, para o ambiente de casas ecológicas

Edificações que priorizam a energia solar, tem mais áreas com grandes janelas, que favorecem a iluminação natural são consideradas sustentáveis. O ISOSOFT® Telha Flex, utilizada em telhas sanduíche, telhas de barro e fibrocimento, é capaz de garantir maior eficiência térmica, conforto e funcionalidade à construção.

A reutilização da água das chuvas, com sistemas de reaproveitamento também garantem o uso racional da água na construção. As casas ecológicas têm ainda grande presença de áreas verdes, com plantas e vegetações, responsáveis pela diminuição do calor no ambiente.

Telhados verdes tornam a residência mais fresca e diminuem o uso de sistemas de refrigeração, como ar-condicionado ou mesmo ventiladores. O ISOSOFT® Telha Flex, ameniza a necessidade de climatização com , e caso o ambiente seja climatizado há a economia no consumo de energia do ar condicionado. O lixo pode ser diminuído, com sistema de composteiras para a utilização do resíduo orgânico e a separação dos produtos recicláveis.

Outra dica interessante na construção de casas ecológicas, é o uso de madeiras de demolição, como portas e janelas. O esgoto é parte importante na construção de casas ecológicas, com o correto tratamento e sua destinação.

Alguns edifícios residenciais, construídos principalmente em grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, se preocupam em ser casas ecológicas e têm pequenas estações de tratamento de esgoto. Capaz de tratar a água poluída e devolve-la limpa ao meio ambiente. Mas, ainda não própria ao consumo humano, mas esta é outra história!

A Trisoft é uma empresa preocupada com o meio ambiente e em proporcionar aos clientes que queiram construir casas ecológicas, produtos adequados.

A ISOSOFT® Telha Flex é utilizada em telhas sanduíche, telhas de barro e fibrocimento. É de fácil aplicação e baixo custo. O produto garante maior proteção, conforto e funcionalidade à construção. Pela alta performance térmica, em muitos casos elimina a necessidade de climatização, e caso o ambiente seja climatizado, há também economia no consumo de energia do ar condicionado.