auditório

Case: Auditório da Confederação Nacional do Comércio de Brasília

Projeto exigia uma solução técnica aliada à estética, por ser um auditório, era preciso uma acústica tecnicamente perfeita com visual bonito e surpreendente. Paralelamente a isso, existia um outro grande desafio, a Certificação LEED

auditórioCom sedes no Rio de Janeiro e em Brasília, a CNC necessita de espaços à altura de sua importância para o país. Dessa forma, o auditório de sua sede na capital brasileira precisava ser muito especial. Com capacidade para 387 pessoas, o projeto foi idealizado e executado pela Síntese Arquitetura.

A CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) é a legítima representante de cerca de quatro milhões de empreendedores do comércio, que são responsáveis pela geração de cerca de 20 milhões de empregos diretos e indiretos no Brasil.

Desafio

Esse projeto exigia uma solução técnica aliada à estética, por ser um auditório, era preciso uma acústica tecnicamente perfeita com visual bonito e surpreendente. Paralelamente a isso, existia um outro grande desafio, a Certificação LEED (Leadership in Energy and Enviromental Design), criado pelo USGBC – Conselho de Contrução Sustentável dos EUA, que atesta o comprometimento de uma construção com os princípios da sustentabilidade.

Para conseguir a Certificação LEED é preciso seguir rígidos parâmetros e toda a matéria-prima utilizada deve passar pela aprovação do engenheiro responsável pela certificação, sendo que eles levam em conta desde a produção do material até sua instalação na obra.

Solução

A Síntese Arquitetura precisou realizar uma grande pesquisa de materiais que permitissem um excelente resultado acústico, mas que respeitassem os critérios para a certificação. Dessa forma, conheceram os produtos para isolamento termoacústico da Trisoft, que se enquadram às exigências da USGBC e oferecem alta qualidade técnica.

O produto utilizado foi o Wall, que é produzido com fibra de poliéster 100% reciclável e tem parte de sua matéria-prima proveniente da reciclagem de garrafas pet. Ele foi instalado nas paredes do auditório atrás de painéis de madeiras de reflorestamento, proporcionando o resultado acústico necessário e seguindo os parâmetros de certificação LEED.

Além dos benefícios diretos ao projeto, o uso do ISOSOFT elimina o uso de muitos EPIs, pois por ser atóxico, não exige o uso do luvas, roupas especiais, nem máscaras para sua aplicação.  “As vantagens de usar ISOSOFT ficaram evidentes, pois reduzimos custos com EPIs e o tempo para instalação foi muito menor”, afirma Cândida Maciel, arquiteta especialista em Engenharia Acústica Ambiental responsável pela obra.

Descrição do Produto

Foram utilizados na obra 216,5m² de Wall IG 25 com espessura de 25mm. Este produto foi desenvolvido para proporcionar o máximo da qualidade termoacústica para ambientes e sua linha também oferece opções para forros e pisos.

Clique aqui e conheça linha completa de Soluções Acústicas Integradas

Local: Brasília (DF)

Ano: 2014

Projeto e execução: Síntese Arquitetura

Proprietário: Confederação Nacional do Comércio  

Fornecedor: Trisoft

Produto: Wall IG 25