construções sustentáveis

Construções sustentáveis economizam recursos naturais e são mais valorizadas

Construções sustentáveis unem uma série de benefícios ao meio ambiente e à sociedade. Adotando o conceito de consumo consciente em todas as etapas do projeto, a construção sustentável reduz o gasto de materiais, o uso de energia, o desperdício de água e até de dinheiro. Além disso, promove o descarte correto dos resíduos sólidos.

construções sustentáveisConstruções Sustentáveis: Segundo o Ministério do Meio Ambiente, imóveis sustentáveis são de 10% a 30% mais valorizados no mercado. A pasta criou uma cartilha para ensinar o conceito e as práticas para construções sustentáveis.

Entre as orientações, está o aproveitamento de materiais reciclados e a utilização de iluminação e ventilação naturais. Confira outras dicas valiosas fornecidas na publicação para cada área do projeto:

Canteiro de obras
Aproveitamento de água da chuva no canteiro

Energia
Água aquecida pelo sol. O aquecimento solar de água, especialmente para o banho, consiste na instalação de placas sensíveis à luz do sol nos telhados. O investimento pode ser recuperado com a economia na conta de luz.

Pintura
Utilize tintas à base de água para aplicações em interiores e exteriores. Elas protegem contra corrosão, evitam bactérias e diminuem os riscos de alergia.

Torneiras e descargas
É possível economizar muito na conta de água utilizando torneiras e misturadores com fechamento automático. Outro recurso é a caixa de descarga com fluxo.

Resíduos Sólidos
Se as sobras são inevitáveis, dê a elas o melhor destino. Você pode vender azulejos e pedras não utilizados para cemitérios de azulejos ou doá-los para alguém. Ao contratar a caçamba para entulhos, procure saber se a empresa descarta os resíduos corretamente.

Outra dica é usar o Isoft, produto da Trisoft feito com lã de PET, reciclado e 100% reciclável. Um de seus principais benefícios é que ameniza a temperatura dos ambientes e economiza recursos naturais.

A cartilha de construções sustentáveis pode ser baixada CLICANDO AQUI