conta de luz

Em São Paulo, conta de luz pode ser paga com lixo reciclado

Já imaginou pagar sua conta de luz com lixo? Pois isso já é possível em São Paulo através do projeto Recicle Mais, Pague Menos. Na iniciativa da Eletropaulo os clientes podem trocar materiais como papéis, plásticos, embalagens TetraPak, vidros e metais por desconto na conta de energia elétrica.

conta de luzNeste projeto que utiliza o sistema de logística reversa, todo mundo sai ganhando: você paga menos ou consegue até mesmo zerar sua conta de luz e o meio ambiente agradece. Criado há seis anos o projeto conta hoje com 13 pontos fixos e 15 máquinas Retorna Machine (que aceitam somente latinhas e garrafas PET) em São Paulo capital e algumas localidades na Grande São Paulo, de acordo com o Catraca Livre.

Em 2017 mais de  1 milhão de quilos de resíduos foram reciclados através do projeto que beneficiou mais de cinco mil pessoas. Do começo do Recicle Mais, Pague Menos até dezembro ano passado cerca de 50 mil pessoas se cadastraram, 6 milhões de quilos de materiais foram reciclados e R$ 785 mil foram descontados das contas de luz dos paulistanos.

Como participar

É bem simples: basta se dirigir até um dos locais com a conta de luz e fazer seu cadastro. Você ganhará um cartão personalizado para que seja identificado sempre que comparecer ao ponto de coleta. Aí só só começar a reciclar.

Todo o resíduo reciclável entregue nos pontos de coleta serão pesados e precificados de acordo com a tabela de mercado. Assim, o resíduo se transforma em crédito lançado na fatura de energia.

Zere sua conta de luz

Pois acredite, através do projeto é possível mais do que obter desconto na conta de luz, mas zerá-la. Foi o que aconteceu com um morador do bairro de Ermelino Matarrazzo, na Zona Leste da capital paulista. Seu João Batista de Siqueira Bueno, de 75 anos leva materiais semanalmente e já conseguiu zerar a conta de luz de sua casa cinco vezes. Clique aqui e confira a história completa.

Segundo João contou à Eletropaulo: “Esse projeto nos ajudou muito, pois as contas de energia têm vindo com valores mais baixos. Diversas vezes conseguimos zerar o valor da fatura e utilizar essa quantia para pagar outras contas. Além desse benefício, sei que a reciclagem é muito importante para o meio ambiente, por isso tenho divulgado o projeto para meus familiares e vizinhos”.

Para saber mais sobre o projeto e conferir todos os pontos de coleta clique aqui.

A importância da reciclagem para a Trisoft

A Trisoft se firma mais uma vez como a precursora de um mercado consciente e visa ultrapassar, este ano, o consumo de lã de PET equivalente a mais de 2 bilhões de garrafas retiradas do meio ambiente.

Na busca por um mercado mais sustentável, a Trisoft, que há 20 anos retirou completamente a água do processo produtivo e há mais de 5 anos usa fibras de garrafas PET como matéria prima se tornou a maior fabricante de itens com PET da América Latina. Hoje, são mais de 97 segmentos do mercado atendidos pela empresa. Este ano, o consumo de garrafas deve ultrapassar 650 milhões, completando um total de mais de 2 bilhões de garrafas PET – a Trisoft utiliza as garrafas já transformadas em fibra, o que ajuda a cadeia produtiva, desde os catadores, cooperativas, até as empresas que beneficiam o material para a indústria.

Veja mais sobre outros assuntos interessantes: isolamento acústico, isolamento térmico, isolante térmico, forro para colchões, lã de rocha, lã de vidro.