administrar uso de água

Ferramenta online permite administrar uso de água

Um sistema que permite a empresas de pequeno e médio porte administrar uso de água: esse é o objetivo do SAVEh (Sistema de Autoavaliação e Eficiência Hídrica), plataforma online que segue as diretrizes do Pacto Global da ONU e ajuda a reduzir o consumo de água.

administrar uso de águaAdministrar uso de água: Apresentada durante o Fórum Pacto Global, o SAVEh está disponível e seu uso é gratuito. A plataforma é mais indicada para empresas de pequeno ou médio porte do setor industrial que utilizem água no seu processo produtivo e busquem uma gestão hídrica mais eficiente.

Para utilizar a ferramenta, basta acessar o site www.saveh.com.br, cadastrar a empresa informando dados como razão social, CNPJ e endereço e responder 40 questões. Com base nas respostas, o sistema faz um diagnóstico e gera um plano de ação personalizado para cada empresa, buscando o aumento da eficiência e a diminuição de desperdícios, a partir de tarefas e orientações. É possível alterar o plano de ação de acordo com as necessidades da empresa. Depois de pronto o plano de ação, é hora de arregaçar as mangas e, junto com líderes e colaboradores, agir para alcançar as metas.

O SAVEh foi idealizado pela Ambev em parceria com a Fundação Avina. De acordo com a empresa, o sistema de gestão hídrica ajudou a reduzir em mais de 40% seu consumo de água nos últimos 13 anos. Os resultados fizeram com que a direção decidisse compartilhar a ferramenta com outras empresas.

Segundo informações do Instituto Trata Brasil, que se dedica ao avanço do saneamento básico e à proteção dos recursos hídricos do país, em 2013 foram desperdiçados 6,5 milhões de metros cúbicos de água no Brasil. Esse volume poderia abastecer cerca de 12 milhões de pessoas.

A Trisoft não utiliza água em seu processo produtivo, e valoriza iniciativas voltadas ao consumo consciente da água.