isolamento acústico

Isolamento acústico residencial e isolamento térmico residencial – NBR 15575

Em se tratando de ambientes residenciais, não há nada mais importante do que garantir conforto e segurança para toda a família. Por isso, um dos itens que não pode ficar de fora das construções da atualidade é isolamento acústico residencial. Já existem provas científicas do efeito incômodo e nocivo do ruído sobre o ser humano. São reações como aumento da pressão arterial, aceleração da pulsação, dilatação das pupilas, acréscimo da produção de adrenalina e contração dos vasos sanguíneos.

Além da dificuldade na comunicação verbal, essas reações resultam no aumento da irritabilidade. E esses fatores combinados à realidade atual, com cada vez mais pessoas e famílias optando pela vida em condomínios de apartamentos, podem gerar resultados nada agradáveis. Sem o isolamento acústico residencial, é possível escutar todos os ruídos provenientes de apartamentos vizinhos, como objetos que caem, descargas, chuveiro elétrico ou o simples caminhar pela casa. Por isso, o isolamento acústico residencial é fundamental.

O ideal, conforme apontam especialistas, é que o isolamento acústico da casa seja instalado no momento da construção. Já existe, inclusive, uma norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que obriga as construtoras a empregarem o isolamento termo acústico durante a edificação. A norma NBR 15575, contudo, entrou em vigor em 2013, deixando de fora todos os outros prédios previamente erguidos e com projetos aprovados anteriores à norma, mesmo que ainda não tenham sido construídos.

Isolamento acústico residencial: silêncio garantido

isolamento acústicoPara quem já reside em um apartamento desprovido de isolamento térmico ou isolamento acústico, uma reforma na parte dos pisos e paredes é a solução para o problema. E na hora de escolher o produto ideal, a Trisoft sai na frente com sua linha de produtos recicláveis Isosoft. Além de isolantes para paredes e tetos, ela oferece também o Isosoft Piso, uma linha exclusiva de isolantes para pavimento.

O Isosoft Piso proporciona o perfeito isolamento acústico para a casa e é feito com a Lã de Pet Isosoft, que dispensa a água e qualquer outro recurso natural no momento da produção. É, portanto, uma combinação de benefícios, começando pelo quesito privacidade, somado à sustentabilidade e a segurança, atendendo perfeitamente à norma NBR 15575.

Disponível em mantas de 25m x 1,5m de largura, o Isosoft Piso reduz em até 29 decibéis o ruído de impacto e em até 9 decibéis o ruído aéreo. É também auto extinguível, o que significa que ele não propaga chamas no caso de um incêndio. Testes do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo comprovam essa propriedade. O Isosoft Piso atende ainda à norma 15575, que comprova o alto desempenho de seu emprego em edificações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *