lã de rocha

Lã de rocha e os perigos para a saúde

A lã de rocha, sempre que manuseada em locais fechados, com pouca ventilação, ou juntamente a ferramentas elétricas, exige a utilização de máscara descartável, para evitar sensibilidade em olhos e nariz. Sem a proteção adequada, pode causar inflamações diversas, desde irritações de caráter alérgico até problemas brônquicos e no sistema respiratório como um todo.

lã de rochaDevido a esses fatores, profissionais da saúde desaconselham o contato direto com lã de rocha. Ambientalistas também são contra, em virtude do impacto ambiental causado pela extração mineral, ponto de início de todo o processo de fabricação, que resulta na contínua extração de recursos não renováveis, causando degradação ambiental e o comprometimento à saúde humana.

Preocupada com a exposição a materiais nocivos, e também com foco na preservação dos recursos naturais, a Trisoft disponibiliza a sua linha Isosoft, que é inteiramente desenvolvida a partir de garrafas pet, itens espontaneamente descartados no meio ambiente e que já se tornaram carro-chefe das políticas em prol da reciclagem e reaproveitamento de materiais, com vistas à preservação ambiental e também à geração de renda.

A lã de pet da Trisoft, matéria-prima 100% reciclável, pode ser empregada em obras de revisão ou construção de tetos e não exige a utilização de equipamentos de proteção individual, pois não oferece nenhum risco à saúde humana. O material garante perfeito isolamento termo acústico em forro de drywall e é todo produzido em lã de pet, sem adição de resinas e água durante o processo. Por isso, é reconhecido pelo selo ISO9001 na categoria de produção eco sustentável.

A lã de pet Forro, que preza pelo método produtivo sustentável, difere-se de outros isolantes termo acústicos, como a lã de rocha e garante excelente isolamento térmico e isolamento acústico nos ambientes, inserindo a Trisoft no rol dos mais recentes avanços tecnológicos do segmento.

Os produtos da linha Trisoft não causam coceira e se inserem na categoria de itens não-cancerígenos. Por isso, têm uma instalação prática, rápida e segura. As placas e mantas de lã são fabricadas em diferentes densidades e dimensões, para atender aos mais diversificados projetos e aplicações, como escritórios, galpões, teatros, auditórios, supermercados, casas noturnas, entre outros.

Além da lã de pet Trisoft proporcionar uma obra limpa, rápida e segura, ela gera resíduos recicláveis. Outra vantagem importante é a redução de custo para a obra, devido a sua alta capacidade de compactação, que permite que o produto seja embalado à vácuo, abatendo gastos com transporte e espaço de armazenagem.

Não destruímos montanhas para retirada de pedra e não removemos areia dos rios

A Trisoft colabora com a limpeza de lagos, rios e bueiros, retirando e reciclando garrafas PET para a fabricação da Lã de PET ISOSOFT. Temos o orgulho de ter retirado da natureza milhões de garrafas PET.

Por que utilizar a Lã de PET ISOSOFT?

  • Porque possui o melhor custo x benefício do mercado, tornado sua obra muito mais leve e eficiente
  • Porque pode ser embalado à vácuo, tornado seu transporte muito mais barato.
  • Porque a Lã de PET ISOSOFT é hipoalergênica, dispensando o uso de luvas e máscaras no seu manuseio.
  • Porque não sofre deformação ao longo do tempo, mantendo suas propriedades de isolamento permanentemente.
  • Porque possui o melhor custo x benefício do mercado, tornado sua obra muito mais leve e eficiente.
  • Porque, ao contrário das lãs de vidro e de rocha, a Lã de PET ISOSOFT pode ficar em contato com a umidade.
  • Porque substitui as antigas lãs de vidro e de rocha pela Lã de PET, um material de performance superior e
    ecologicamente correto.

Isolamento térmico e acústico

A melhor opção em ISOLAMENTO TERMOACÚSTICO para a sua obra é também a melhor opção para o meio ambiente. A Lã de PET ISOSOFT cria uma barreira à passagem de calor quando colocada na subcobertura de telhados, fachadas de edifícios e galpões, melhorando o conforto térmico e reduzindo o consumo de energia com condicionadores de ar. A Lã de PET ISOSOFT cumpre com a função de isolar o
ruído com a adequada instalação. Toda a linha de produtos atende às necessidades de isolamento acústico nos projetos arquitetônicos que se preocupam com a responsabilidade ambiental.

Lã de pet como material alternativo em prol do desempenho térmico de edificações

A construção civil no Brasil está em crescimento de empreendimentos e é notável a carência por novas opções construtivas e novos materiais com o intuito de proporcionar um produto final diferenciado, tanto esteticamente quanto funcionalmente. Porém, como em nenhuma outra época, a fase atual de empreendimentos considera a forte propensão à tendência arquitetônica do verde; a saber, construções mais sustentáveis, que utilizam em pelo menos em uma etapa de sua construção alguma técnica ou material considerado ecologicamente correto.

Fica claro o motivo da força desse movimento: a construção civil é a atividade humana que mais impacta o meio ambiente, consumindo cerca de 75% dos insumos do planeta; mais de 30% dos gases do efeito estufa são resultado dessa atividade e utiliza cerca de 44% da energia produzida no Brasil (LAURIANO, 2013). Neste contexto, a área da construção civil ganha grande responsabilidade, já que apresenta tamanha parte nos problemas ambientais. Deste modo, tendo em vista uma obra como soma de várias etapas que contribuem juntas para o
bom funcionamento e habitabilidade, considera-se aqui uma destas: as coberturas. As construções convencionais tendem a tornar desagradável a temperatura interna das edificações pela falta de algum método construtivo termicamente inteligente, propiciando gastos elevados com climatização. O objetivo dessa pesquisa é realizar uma análise dos benefícios da lã de pet como um material isolante térmico alternativo e ecologicamente sustentável para coberturas de obras residenciais, fazendo uma comparativa da temperatura interna objetivando a economia de energia elétrica para resfriamento e assim, menor impacto ambiental.

Um dos grandes desafios do setor da construção civil, atualmente, é a diminuição do déficit habitacional. Com isso, a área ganha responsabilidade com o desenvolvimento urbano e com as questões ambientais. O presente trabalho analisou pontos entre a realidade da construção civil no nosso país e a viabilidade do uso da lã de PET como um material alternativo a fim de desenvolver
construções inteligentes e ecologicamente corretas em frente à preocupação com os recursos naturais. Percebe-se a demanda pela garantia de um desenvolvimento sustentável no país de forma a não se estabilizar o desenvolvimento do setor; mas sim, trabalhar com materiais reutilizados, com custos iguais ou inferiores aos tradicionais, e que apresentem uma grande vantagem para o planeta: minimização da extração dos recursos naturais e especialmente, a destinação correta dos resíduos sólidos, sem poluir rios e afluentes e sem degradar as paisagens urbanas.

Compreendido que a soma de partes resulta em um todo dinâmico e sustentável, objetivou-se neste trabalho ter como foco a análise das coberturas utilizadas comumente bem como o uso da lã de PET como um novo material e o impacto da sua utilização na temperatura do ambiente e no uso de energia elétrica.

Benefícios da lã de Pet

A escolha de materiais é uma etapa essencial da obra, pois o bom desenvolvimento da construção depende dos produtos escolhidos. O Isosoft é a opção ecologicamente correta, que faz toda a diferença, pois substitui a lã de vidro e lã de rocha por um produto 100% reciclável.

O Isosoft é um produto completo, pois desenvolve um papel Sócio Ambiental por cuidar da obra e do meio ambiente utilizando garrafas plásticas que são descartadas aleatoriamente, causando transtornos como enchentes. Também ajuda famílias que vivem da coleta seletiva, por ser feito exclusivamente da reciclagem de garrafas.

As qualidades da lã de PET vão além da proposta ecologicamente correta, os seus benefícios são imensos, pois proporciona uma obra limpa e sem risco ao ambiente, sendo um produto hipoalergênico, que dispensa o uso de luvas e mascaras, já que não ocasiona nenhum risco a saúde. Pode ser armazenado de forma eficiente devido a seu alto poder de compactação, retornando as dimensões originais, reduzindo o espaço, que também beneficia o custo de transporte.

A lã de PET é uma alternativa inteligente para qualquer construção, pois pode ser reutilizado ou reciclado após uma reforma, ou vendido para sucateiros que podem transformando-se desde estopa a fios têxteis. O material contribui para a aprovação de construções ecossustentáveis, que almejam o selo Leed de Sustentabilidade, reconhecido internacionalmente através do Green Building.

O Isosoft protege contra ruídos e melhora a sensação térmica de ambientes, pois adequa-se aos mais exigentes projetos arquitetônicos. É fabricado em densidades e dimensões para ser aplicado como isolamento acústico em pisos e paredes, ou isolamento térmico em coberturas e telhados de escritórios, galpões, teatros, auditórios, tubulações de ar condicionado, supermercados, casas noturnas, entre outros.

Lã de pet pega fogo? Mito ou fato?

Características da lã de Pet

  • Lã de Poliéster Tereftalato  (PET);
  • Propriedade térmica e acústica;
  • Produto extremamente leve;
  • Não possui adição de resinas em sua composição;
  • Agradável ao toque;
  • Anti mofo, não prolifera fungos e bactérias;
  • Produto reciclado e reciclável;
  • Resistente a umidade;
  • Sustentável – a cada m2 de lã de pet Isosoft consome aproximadamente 30 a 50 garrafas pet;
  • Classificação IIA – Norma NBR IT10 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo;
  • Fácil aplicação em sistemas de construção a seco;
  • Alta resistência mecânica;
  • Não decanta com a vibração das estruturas;
  • Não empena ou deforma com o passar do tempo;

Dados técnicos sobre performance acústica:

A Lã de Pet deve ser aplicada de modo que que preencha totalmente o vão da parede. O Isolamento dos ruídos entre ambientes é perfeito, podendo inclusive superar o desempenho da construção tradicional, conforme ilustrado abaixo:

Afinal, qual a vantagem de usar a Lã de Pet em vez da lã de vidro ou rocha? Simples: ao comparar esses três tipos de produtos, fique atento ao resultado de cada um, pois o que importa não é somente a densidade, mas a performance e os coeficientes de absorção acústica e resistência térmica.

Devido à matéria-prima principal ser rocha e vidro, essas mantas são muito mais pesadas do que a de pet. A densidade é o peso por m³, e elas são duas a três a vezes mais densas/pesadas do que a Lã de Pet ISOSOFT. Portanto, compare sempre a performance.

O ISOSOFT proporciona excelentes resultados de isolamento térmico e isolamento acústico, é muito mais leve e reduz os custos de transporte, pois pode ser compactado sem perder suas características originais, pois tem alto índice de resiliência.

Por ser hipoalergênico, diminui o tempo de aplicação e o custo com EPI´s, deixando a obra mais limpa, mais rápida e mais barata. O instalador trabalha muito mais confortável e sem riscos à saúde, evitando também ações trabalhistas por insalubridade, além de garantir a qualidade de vida dos futuros ocupantes do imóvel.

Lã de pet: como este produto ajuda na construção?

A Lã de PET é usada para revestimento como isolante termo-acústico, ou seja, Térmico por isolar do calor ou frio e acústico por absorver o som, além de ser ecologicamente correto. Esse revestimento é uma lã produzida pela combinação de processos com variados tipos de fibras, cada qual com suas características específicas de isolamento térmico e acústico, fazendo com que o produto atenda às mais variadas e rigorosas exigências de conforto ambiental nos projetos arquitetônicos.

A lã de poliéster, fabricada sem adição de resinas, com densidade e dimensões projetadas para obter o máximo de resistência térmica e acústica aliando as vantagens de leveza e facilidade de transporte e manuseio. O Isosoft não solta fibras, não irrita a pele e por ser inerte, não prolifera fungos e bactérias, é de fácil armazenagem pelo alto poder de compactação. Por ser resiliente, a manta Isosoft volta as suas dimensões originais imediatamente, quando os fardos são abertos e, se dobrada, não quebra.

• 100% reciclável
• Menor custo no transporte
• Não cancerígena

Nos projetos comprometidos ecologicamente, (Green Building) a lã de pet é 100% reciclável e não agredir o ambiente, e nas paredes de construção seca tipo drywall, são um excelente opção.