manta de pet

Manta de Pet substitui Lã de Rocha e Lã de Vidro com eficiência em isolamento térmico e conforto acústico

Há muito tempo se usa Lã de Rocha e Lã de Vidro – produtos que degradam o meio-ambiente e trazem riscos à saúde – para isolamento térmico e acústico na construção civil. Com a necessidade crescente de preservar nossos recursos naturais e ter obras mais seguras, nós da Trisoft desenvolvemos uma solução sustentável: a Manta de Pet.

Nossa Manta de Pet é feita de 100% poliéster, material reciclável que é proveniente da reciclagem de garrafas Pet. Além de ser ecologicamente correta, é também hipoalergênica, não causa nenhum mal à saúde do instalador e elimina a utilização de equipamentos de proteção, como macacões de manga longa, luvas, máscaras e não precisa ser ensacada.

Entenda as diferenças:Lã de Rocha, Lã de Vidro e Lã de Pet

Lã de Rocha

A Lã de Rocha é feita de rocha basáltica vulcânica e outros minerais retirados da natureza, que passam por uma fusão a 1500°C e são transformados em fibras por centrifugação. Depois, são aglomerados com resinas e aditivos.

Lã de Vidro

A Lã de Vidro é feita por um processo muito semelhante ao da rocha, porém os minerais utilizados são a sílica e o sódio (areia e vidro), que vêm do assoreamento de rios, e são fundidos a 1800°C e centrifugados, formando fios finos que também são aglomerados com resina sintética, que possui componentes voláteis.

Lã de Pet

A Lã de Pet é feita com fibras muito leves de poliéster, que passam por um processo de compactação a baixa temperatura (160°C a 180°C) e pressão. Não é utilizada água e nenhum tipo de resina ou qualquer componente volátil, o que garante uma estabilidade muito maior e mantém o comportamento acústico e térmico por tempo indeterminado, além de ser ecologicamente correta e sustentável.

Na produção das Lãs de Rocha e Vidro são utilizados fornos que não podem ser desligados nunca. Para fazer o ISOSOFT, é utilizado gás natural, como os usados no fogão doméstico. Portanto, há uma emissão dez vezes menor de CO2.

Vantagens de usar Isolamento térmico e acústico Trisoft

isolamento térmico e isolamento acústico

isolamento térmico e isolamento acústico

Ao comparar esses três tipos de produtos, fique atento ao resultado de cada um, pois o que importa não é somente a densidade, mas sim a performance e os coeficientes de absorção acústica e resistência térmica.

Devido à matéria-prima principal ser rocha e vidro, esses dois tipos de mantas são muito mais pesados do que a de pet. A densidade é o peso por m³, e elas são duas a três a vezes mais densas/pesadas do que a Lã de Pet Trisoft. Portanto, compare sempre a performance.

A manta de pet proporciona excelentes resultados de isolamento térmico e isolamento acústico, é muito mais leve e reduz os custos de transporte, pois pode ser compactado sem perder suas características originais, graças ao alto índice de resiliência. Arquitetos e construtores como Lélio Júnior usam continuamente manta de pet em seus projetos.

Por ser hipoalergênica, diminui o tempo de aplicação e o custo com EPI´s, deixando a obra mais limpa, mais rápida e mais barata. O instalador trabalha muito mais confortável e sem riscos à saúde, evitando também ações trabalhistas por insalubridade, além de garantir a qualidade de vida dos futuros ocupantes do imóvel.

Veja também isolante térmico.

Trisoft

Os produtos da linha Trisoft não causam coceira e se inserem na categoria de itens não-cancerígenos. Por isso, têm uma instalação prática, rápida e segura. As placas e mantas de lã são fabricadas em diferentes densidades e dimensões, para atender aos mais diversificados projetos e aplicações, como escritórios, galpões, teatros, auditórios, supermercados, casas noturnas, entre outros.

Além da lã de pet Trisoft proporcionar uma obra limpa, rápida e segura, ela gera resíduos recicláveis. Outra vantagem importante é a redução de custo para a obra, devido a sua alta capacidade de compactação, que permite que o produto seja embalado à vácuo, abatendo gastos com transporte e espaço de armazenagem.

Vantagens da Manta de Pet

A escolha de materiais é uma etapa essencial da obra, pois o bom desenvolvimento da construção depende dos produtos escolhidos. O Isosoft é a opção ecologicamente correta, que faz toda a diferença, pois substitui a lã de vidro e lã de rocha por um produto 100% reciclável.

O Isosoft é um produto completo, pois desenvolve um papel Sócio Ambiental por cuidar da obra e do meio ambiente utilizando garrafas plásticas que são descartadas aleatoriamente, causando transtornos como enchentes. Também ajuda famílias que vivem da coleta seletiva, por ser feito exclusivamente da reciclagem de garrafas.

As qualidades da lã de PET vão além da proposta ecologicamente correta, os seus benefícios são imensos, pois proporciona uma obra limpa e sem risco ao ambiente, sendo um produto hipoalergênico, que dispensa o uso de luvas e mascaras, já que não ocasiona nenhum risco a saúde. Pode ser armazenado de forma eficiente devido a seu alto poder de compactação, retornando as dimensões originais, reduzindo o espaço, que também beneficia o custo de transporte.

A lã de PET é uma alternativa inteligente para qualquer construção, pois pode ser reutilizado ou reciclado após uma reforma, ou vendido para sucateiros que podem transformando-se desde estopa a fios têxteis. O material contribui para a aprovação de construções ecossustentáveis, que almejam o selo Leed de Sustentabilidade, reconhecido internacionalmente através do Green Building.

O Isosoft protege contra ruídos e melhora a sensação térmica de ambientes, pois adequa-se aos mais exigentes projetos arquitetônicos. É fabricado em densidades e dimensões para ser aplicado como isolamento acústico em pisos e paredes, ou isolamento térmico em coberturas e telhados de escritórios, galpões, teatros, auditórios, tubulações de ar condicionado, supermercados, casas noturnas, entre outros.

Características da Manta de PET

  • Lã de Poliéster Tereftalato  (PET);
  • Propriedade térmica e acústica;
  • Produto extremamente leve;
  • Não possui adição de resinas em sua composição;
  • Agradável ao toque;
  • Anti mofo, não prolifera fungos e bactérias;
  • Produto reciclado e reciclável;
  • Resistente a umidade;
  • Sustentável – a cada m2 de lã de pet Isosoft consome aproximadamente 30 a 50 garrafas pet;
  • Classificação IIA – Norma NBR IT10 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo;
  • Fácil aplicação em sistemas de construção a seco;
  • Alta resistência mecânica;
  • Não decanta com a vibração das estruturas;
  • Não empena ou deforma com o passar do tempo;

A Lã de PET é usada para revestimento como isolante termo-acústico, ou seja, Térmico por isolar do calor ou frio e acústico por absorver o som, além de ser ecologicamente correto. Esse revestimento é uma lã produzida pela combinação de processos com variados tipos de fibras, cada qual com suas características específicas de isolamento térmico e acústico, fazendo com que o produto atenda às mais variadas e rigorosas exigências de conforto ambiental nos projetos arquitetônicos.

A lã de poliéster, fabricada sem adição de resinas, com densidade e dimensões projetadas para obter o máximo de resistência térmica e acústica aliando as vantagens de leveza e facilidade de transporte e manuseio. O Isosoft não solta fibras, não irrita a pele e por ser inerte, não prolifera fungos e bactérias, é de fácil armazenagem pelo alto poder de compactação. Por ser resiliente, a manta Isosoft volta as suas dimensões originais imediatamente, quando os fardos são abertos e, se dobrada, não quebra.

• 100% reciclável
• Menor custo no transporte
• Não cancerígena

Nos projetos comprometidos ecologicamente, (Green Building) a lã de pet é 100% reciclável e não agredir o ambiente, e nas paredes de construção seca tipo drywall, são um excelente opção.

Espumas não servem para isolamento acústico. Apenas absorvem sons de alta frequência, não impedem a transmissão sonora e são altamente inflamáveis. Caixas de ovos também são utilizadas como material acústico, são inflamáveis, alergênicas e retém pouca absorção acústica. Para isolamento acústico é necessário optar por material denso ou heterogêneo que atendem as normas técnicas.

Desde 2013 a norma técnica 15.575, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), passou a ser aplicada defendendo e estabelecendo o desempenho e padrões mínimos de qualidade em isolamento térmico e acústico em edificações, dando ao consumidor a garantia de adquirir produtos que atestam segurança e eficácia no uso. Confira abaixo os produtos do portfólio Trisoft que além de excelente performance acústica, transmitem a segurança necessária e são ecologicamente corretos.

BAFFLES E BAFFLES DECOR TRISOFT

Aliam beleza, funcionalidade e versatilidade em projetos de design de interior. São elementos suspensos que absorvem duas vezes mais os ruídos. Produzidos em lã de PET, são indicados para ambientes que necessitam de tratamento acústico como restaurantes, praças de alimentação, shopping centers, salas de aula, salas comerciais, saguões de hotel, salões de aeroportos, etc. Devem ser aplicados abaixo do forro, verticalmente, através de cabos reguláveis respeitando as indicações do projeto acústico.

Os produtos oferecem segurança, são 100% recicláveis, fabricados com lã de PET, não mofam com a umidade, atuam como isolante acústico, auto extinguível, e fáceis de transportar e instalar.

NUVEM E NUVEM DECOR TRISOFT

As nuvens acústicas são painéis acústicos que aliam alta performance, beleza e leveza aos ambientes. São elementos suspensos que absorvem duas vezes mais os ruídos, podem ser aplicados em quaisquer tipos de ambientes, e contribuem com a estética dos espaços aéreos dos projetos de arquitetura.

Os produtos oferecem segurança, são 100% recicláveis, fabricados com lã de PET, não mofam com a umidade, atuam como isolante acústico, auto extinguível, e fáceis de transportar e instalar.

LINHA FORROS TRISOFT

Variados e diversificados, com altíssima performance acústica. São leves e resistentes, garantem acabamento estético e excelente desempenho acústico e térmico. Os Forros Lisos e Foscos Trisoft são indicados para aplicação em áreas de grande público, como ambientes comerciais que exigem conforto térmico e acústico aliado à estética. Sua principal função é absorver o som, evitando a reverberação excessiva nestes ambientes. O Forro Decor Trisoft oferece absorção sonora e conta como elemento decorativo. Ele pode ser estampado, oferecendo exclusividade ao cliente, proporciona ótimo acabamento estético, graças à junta seca dos painéis, ideal para quem busca flexibilidade no projeto e personalização de ambientes.

Todos os forros são 100% recicláveis, fabricados com lã de PET, não mofam com a umidade, atuam como isolante térmico e acústico, são laváveis e auto extinguíveis, atendem a classificação II-A da norma IT 10 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, leves e fáceis de transportar e instalar. Estes podem ser instalados em igrejas, aeroportos, call centers, escritórios, outros.

REVEST FRAME E REVEST FRAME DECOR

Indicado para revestimentos de paredes melhoram a inteligibilidade do som, reduzindo a reverberação no ambiente. A junta seca dos painéis proporciona ótimo acabamento estético, ideal para quem busca flexibilidade de projeto e personalização de ambientes. Além da absorção sonora o Revest Frame também contribui como elemento decorativo, em diversas cores, com opções lisas e estampadas.

SAC Trisoft:+55 (11) 4143-7900| www.trisoft.com.br | contato@trisoft.com.br

 

Comments 28

  1. Boa tarde
    Quero saber ql a resistência ao fogo em relação a la de rocha
    Quanto tempo resiste ao fogo

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
  2. Boa noite,
    Sou estudante do curso – Técnico em Edificações do SENAI.
    Estou elaborando um artigo sobre conforto termo acústico para uma residencia.
    E pretendo indicar a Lã de pet da trisoft para vedação de paredes Draywall.
    Por acaso teria algum resultado de quanto a lã de pet pode suporta na vedação de temperatura e acústica?

    Claro que vou comparar a performance, só preciso de algum resultado para ser mais claro na indicação da lã de pet.

    Desde já agradeço.

    1. Post
      Author
    2. Quero fazer painéis removíveis para janelas. As placas vem cortadas na medida?
      Como ficção qual material utilizar?
      Podem ser revestida de qual material?
      Apresenta algum risco a saúde de crianças?
      Aguardo o contato
      Por gentileza.

    1. Post
      Author
  3. Pingback: Isolamento térmico - Isolante Térmico

  4. Pingback: Lã de vidro - Isolante Térmico

  5. Pingback: Kléber Leite fala de impacto social - Kléber Leite

  6. Oi Ꭼstive lendo ѕeu local parɑ algum tеmpo aցora e, finalmente, tem o bravura
    pаra ir em frente e dar-lhe um grito ԁe Austin
    Texas! Ⴝó queria dizer acompanhar o excelente trabalho!

    1. Post
      Author
  7. Boa tarde

    Sou engenheiro civil e estou realizando um projeto no qual será necessário um isolamento acústico nas paredes e tetos.
    Gostaria de saber ate quantos db de isolamento a manta pet consegue atingir, e qual o preço da mesma.

    1. Olá Rodrigo, bom dia.
      Pode nos passar um e-mail e telefone para contato, e dizer de qual região é para direcionarmos você a um representante comercial?
      Obrigada

  8. o texto so fala da questao ambiental e que é reciclavel.
    O que importa mesmo nao fala nada. Quantos Decibeis atenua o som, quantos graus diminui a temperatura, como se compara com as outras lã, essa omição me leva a crer que esse produto esta em desvantagem com as outras lãs.

    1. Carlos,
      Em nossa página sobre produtos você consegue todas as informações sobre absorção sonora dos produtos Trisoft.
      Em breve estaremos postando no Blog o comparativo entre as lãs de Pet Trisoft versus a lã de mineral e de vidro, embora este conteúdo você também pode buscar em nosso blog, já abordamos este tema sempre importante em nosso segmento.
      Deixe seus dados para contato para que possamos melhor atende-lo.
      Bom dia!

  9. Gostaria de saber se consigo utilizar a lã de pet no isolamento térmico e acústico da minha kombi home ?

  10. Tudo que se pergunta nesses comentários a resposta é: “Por gentileza nos informe seu contato”.

    Mais respeito com os leitores da matéria que estão procurando informações sobre seus produtos.

    Já pararam para pensar que as informações sobre a atenuação de decibéis é uma dúvida geral e não pontual de uma ou outra pessoa?

    Bem como, informações sobre: os níveis de absorção de água/umidade do material; resistência ao fogo; etc…?

    Se seu produto é realmente bom, porque tem tanto medo de responder nos comentários para todos lerem?

    1. Hélio, bom dia!
      Agradecemos seu comentário em nossa página.
      Pode ter certeza que teremos o prazer em confeccionar conteúdos sobre a atenuação de decibéis, assim como sobre níveis de absorção de água/umidade, resistência ao fogo em nosso material. Embora temos disponível em nosso site laudos que comprovam a eficiência em relação ao fogo. Você pode conferir no link https://www.trisoft.com.br/laudos/
      Por gentileza, nos deixe seu contato para que possamos melhor atende-lo.
      Bom dia!

  11. Bom dia para fazer orçamento de 200 metros quadrados trabalho com aquecimento de ambientes.
    Procuro novo produto e bom preço.
    Desde já agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *