Norma ABNT 15.575

Norma ABNT de desempenho NBR 15.575

Entenda melhor sobre a norma ABNT de desempenho no post abaixo.

Norma ABNT 15.575

Norma ABNT de desempenho 15.575

Para a especialista em acústica, Débora Barreto da Audium A.C,

A Norma de desempenho é um divisor de águas na construção civil do Brasil e o segmento de acústica se fortaleceu muito, pois até então não se pensava em acústica ao se projetar e construir edificações residenciais.

É a primeira Norma Brasileira q apresenta requisitos de isolamento acústico.
Vale registrar, que existem Normas de acústica no Brasil desde a década de 80, mas com foco nos limites aceitáveis dentro e fora das edificações.

Desde quando começou a vigorar, a NBR 15.575 estimulou o desenvolvimento de novos materiais acústicos e fomentou a demanda por consultorias nas áreas do conforto ambiental: acústico, térmico e lumínico.

Os parâmetros mínimos da Norma de desempenho não representam conforto, mas já foi um grande passo no entendimento da relevância da acústica para a qualidade construtiva.

Proporcionar isolamento acústico em paredes, fachadas, pisos e tubulações hidráulicas antes de qualquer coisa significa a busca por ambientes adequados e saudáveis.

Mas, o que é a NBR 15.575?

É importante dizer que esta norma é diferente das demais normas da construção civil pois, esta é uma norma qualitativa e não quantitativa.

Ou seja, ela visa a padronização dos sistemas prediais por inteiro, determinando a necessidade dos usuários da edificação em toda construção e sua avaliação é feita através da análise do projeto, ensaios em laboratórios, simulações, etc.

Todo projeto posterior a 07/2013 necessita cumprir obrigatoriamente os requisitos da norma 15.575. Os projetos anteriores, necessitam de uma adequação à norma, que é de suma importância para a cadeia produtiva da construção civil.

Porém, esta norma, apesar de sua obrigatoriedade, não possui um órgão específico que verifica a obra para saber esta está adequada ou não à 15.575. Esta vigilância e exigência pode ser feita a qualquer momento por qualquer pessoa sendo ela o dono do empreendimento, o usuário, arquiteto, engenheiro, etc.

Por poder ser feita a qualquer momento e por qualquer pessoa, o usuário do empreendimento que se sentir lesado, ou notar que a obra em que investiu não possui se enquadra dentro da norma de desempenho NBR 15.575, pode acionar os meios judiciais, a empresa que realizou a entrega e a confecção da obra para que a adequação seja feita.

Veja quais são os requisitos da NBR 15.575…

Ela possui 06 requisitos distintos, onde cada divisão é composta por elementos diferentes da construção auxiliando o fornecedor, projetista, usuário, engenheiro, arquiteto, etc. na correta especificação da área, promovendo segurança, habilidade e sustentabilidade aos usuários

.E, segundo a CBIC, em relação as suas 06 partes

“É uma norma pensada para o morador, que diz o que ele tem a receber em termos de segurança, conforto e qualidade. Facilita inclusive na fiscalização”

  • Seus requisitos de sistemas são:
  1.  Gerais
  2. Estruturais
  3. Pisos*
  4. Vedações verticais internos e externos*
  5. Coberturas
  6. Hidros sanitários

*Clique aqui para receber as soluções Trisoft para Piso e Vedações com desempenho superior à norma ABNT NBR 15.575.

A ABNT NBR 15.575 estabelece parâmetros técnicos para vários requisitos importantes de uma edificação como:

• Estanqueidade à água

  • O excesso de umidade é bastante conhecido por causar doença respiratórias, colônias de fungos e também por diminuir a durabilidade de uma construção.
  • Ela só aparece por causa da falta de controle da estanqueidade à água na edificação. A norma estabelece critérios de estanqueidade em áreas sujeitas ao contato com água para evitar que estes problemas aconteçam.

• Desempenho Térmico

  • Entende-se que o conforto térmico tem grande importância no dia a dia dos usuários e moradores de um empreendimento. Seja em dias quentes ou em dias frios. Ele impacta diretamente na produtividade do indivíduo.
  • Tendo este dado como premissa, a norma 15.575 tem como foco o desempenho das condições naturais de ventilação e temperatura da edificação, ou seja, objetiva o bem-estar térmico do usuário sem que ele dependa de ar-condicionado ou aquecedores para manter a temperatura ambiente habitável.
  • Portanto, ela leva em conta as características físicas e climáticas de onde a edificação se encontra, umidade do ar, ventilação, pé-direito, finalidade do imóvel.
  • Com o correto desempenho térmico, os custos com energia elétrica são reduzidos e como ele os impactos negativos no meio ambiente.
  • A Trisoft possui soluções térmicas com desempenho superior ao estipulado pela norma ABNT NBR 15.575, clique e confira.

• Desempenho Acústico

  • A norma entende que o conforto acústico é um dos mais importantes requisitos, pois assim como o desempenho térmico, ele também está diretamente ligado ao bem-estar e saúde do usuário.
  • Um ambiente sem tratamento acústico adequado, pode causar dores de cabeça, estresse e doenças relacionadas ao sistema nervoso do usuário que frequenta diariamente a edificação.
  • Isso porquê, o excesso de ruído tanto interno quanto externo no ambiente dificultam: a inteligibilidade do som, a absorção da informação do ouvinte, o uso excessivo das cordas vocais de quem tenta transmitir uma mensagem, entre outros impactos que você pode conferir em nosso blog.
  • Para solucionar estes problemas que são mais comuns em áreas urbanas, a norma faz necessária a adequação de coberturas, entrepisos, paredes e fachadas para aumentar a eficiência do desempenho acústico.
  • Para saber mais sobre os limites máximos e mínimos de desempenho acústico permitido e sobre quantificação permitida de ruídos, é necessário consultar outras normas pois a 15.575 não aborda estes detalhes.
  • A Trisoft possui soluções acústicas com desempenho superior ao estipulado pela norma ABNT NBR 15.575, clique e confira.

• Desempenho Lumínico

  • A norma 15.575 para desempenho de iluminação, engloba exigências da norma de iluminação artificial e a norma de iluminação natural para medir o desempenho lumínico dentro das diversas edificações como escolas, comércios, residências.

• Saúde, higiene e qualidade do ar

  • Para esta parte da norma, é exigido que sejam seguidas as regulamentações da Anvisa, Códigos Sanitários e as legislações de qualidade do ar vigentes.
  • Assim como, também define os níveis máximos aceitáveis de materiais particulados em suspensão, gases tóxicos, bactérias, etc.
  • Pois, desta forma, o acesso de redores, insetos e insalubridades tornam-se devidamente controlados.

• Funcionalidade e acessibilidade

  • Para a norma, é fundamental que o usuário consiga se movimentar sem dificuldade. Existe um padrão para distância entre móveis, objetos, pé direito e superfícies.

• Conforto tátil e antropodinâmico

  • A NBR 15.575 leva em consideração para este tópico da norma, a estatura, forma física e ergonomia média da população seja ela infantil, adulta ou idosa para atividades corriqueiras como abrir torneias, portas, trincos, etc.
  • Recomendando desta forma, um limite máximo de força aplicada para exercer estas atividades nos produtos instalados nas edificações.
  • Assim como, estipula limites quanto a declives de rampas de acesso, velocidade no deslocamento de elevadores, etc.

Contudo, pensando no bem-estar tanto do usuário, quanto do meio ambiente, a Trisoft oferece uma linha de produtos diversificada para tratamento térmico e acústico, que são sustentáveis e seguros para todos.

Além de possuírem desempenho superior aos estabelecidos pela Norma 15.575 da ABNT.

Isso porque, a matéria prima é feita de fibra de garrafa PET, que é sustentável e 100% reciclável, praticando a logística reversa.

Acima de tudo, os produtos Trisoft não causam alergias, coceiras, dispensando o uso de EPI específico na instalação ajudando o instalador na agilidade de seu trabalho e também para o usuário, pois os produtos Trisoft são auto extinguíveis, não se deformam com o tempo e não soltam partículas de resíduos minerais que ao longo do tempo são prejudiciais à saúde.

Todos estes benefícios contribuem para a preservação do meio ambiente.

Para conhecer mais sobre as nossas soluções térmicas e acústicas sustentáveis assim como suas fichas técnicas, acesse aqui e solicite seu catálogo de produtos Trisoft.

Ao escolher os produtos para sua obra, use SUSTENTABILIDADE. Use Trisoft.