ecologicamente correto

O que é ecologicamente correto?

Atitude, produto, conceito, modo de vida. Qualquer um destes citados pode ser ecologicamente correto. Para isto, basta ser sustentável, não causar nenhum impacto ambiental e ser socialmente justo.

ecologicamente corretoUm produto industrial, para ser ecologicamente correto, precisa ter sido reciclado ou vir de matéria-prima reciclada.

Dois relatórios apresentados no Fórum das Nações Unidas sobre Padrões Sustentáveis (UNFSS), na Suíça, questionaram como as iniciativas sustentáveis realmente afetam agricultores, comunidades e o meio ambiente em países de baixa e média renda.

A taxa média de crescimento anual de produtos certificados com “rótulos ecológicos” ou padrões de sustentabilidade voluntários (VSS, na sigla em inglês) em todos os setores de commodities, com exceção de biocombustíveis, foi de 41% em 2012. “Vários segmentos de mercado de bilhões de dólares acomodam agora nada menos do que 435 padrões sustentáveis ou ‘rótulos ecológicos’, alegando alguns aspectos de sustentabilidade”, afirmou a presidente do Comitê de Avaliação da Sustentabilidade, Daniele Giovannuci.

A especialista ponderou os rótulos ecológicos. “Está se tornando cada vez mais importante saber quão eficazes eles são e, na verdade, qual sustentável qualquer iniciativa realmente é”.

Ecologicamente correto e casas ecológicas

A ecologia também pode estar presente em moradias. É possível a construção de casas ecológicas.  O sistema construtivo Light Steel Frame é considerado sustentável. A estrutura é feita de perfis de aço galvanizado e as paredes de placas cimentícias.

Especialistas em meio ambiente e sustentabilidade consideram o uso de produtos recicláveis e reciclados pela indústria como ecologicamente correto.

A Trisoft é uma companhia totalmente sustentável. Durante todo o processo produtivo nem apenas uma única gota de água é usada. A matéria- prima da indústria também é de material reciclado e reciclável.

A lã de PET serve de base para produtos da área têxtil, construção civil, calçadista, entre tantos outros. Para cada metro cúbico de Lã de Pet Isosoft (tratamento térmico e acústico) são utilizadas cerca de 6.500 garrafas PET.

“A indústria está respondendo de forma muito rápida às demandas, oferecendo ao mercado performance, qualidade e sustentabilidade. Essa é uma tendência mundial e o Brasil não fica nada atrás, vide o isolante termo acústico ISOSOFT que consome garrafas PET e é 100% reciclável, eliminando por completo os resíduos de obras a serem descartados de forma incorreta”, explica Maurício Cohab, diretor da Trisoft.