Paris Culteurs

Paris Culteurs: Projeto em Paris vai criar 100 hectares de área verde até 2020

Conhecida como cidade luz, a capital francesa também quer ser a capital do verde. Para criar uma conexão entre a vida urbana e a natureza, foi lançado o projeto “Paris Culteurs”, que tem a meta de criar 100 novos hectares de áreas verdes em coberturas e fachadas de prédios até 2020.

Paris CulteursA proposta do Paris Culteurs é que nesses espaços haja hortas comunitárias, paredes verdes e jardins ornamentais. A cidade de Paris realizou um concurso para selecionar projetos para a ação. Foram selecionadas 33 entre mais de 100 sugestões recebidas de artistas, arquitetos, agricultores, organizações sociais e outros grupos. A previsão é que em 2017 já sejam feitas as primeiras inaugurações.

Das iniciativas de agricultura urbana, a ideia é que sejam usadas as mais diferentes técnicas de plantação sem solo, nas quais os cultivos sejam alimentados com nutrientes. A expectativa é seja possível produzir 425 toneladas de frutas. Algumas ações permitirão gerar empregos.

Um dos projetos escolhidos, por exemplo, pretende criar uma horta no terraço de uma faculdade de Medicina localizada em Odeon. O espaço tem área de 1.200 m². Nos casos em que o imóvel utilizado for público, será recebida uma concessão de uso de 3 a 12, com possibilidade de prorrogação para até 20 anos. Já para imóveis particulares, o proprietário torna-se sócio do projeto.