isolamento acústico eficiente

Saiba como fazer um isolamento acústico eficiente e sustentável

Para fazer um isolamento acústico eficiente, sempre é preciso criar um “sanduíche” com dois elementos duros, como placas de Drywall ou cimentícias, e entre elas uma lã. A opção mais eficiente e ecologicamente correta é a Lã de Pet, como o ISOSOFT da Trisoft

isolamento acústico eficienteA necessidade de isolamento acústico eficiente: Um dos grandes males da vida moderna é o alto nível de ruído das cidades. Trânsito intenso de veículos, construções, sirenes, sons de aparelhos eletrônicos, tudo isso causa incômodo e pode até levar a problemas de saúde. Nem dentro de casa estamos livres de tanto barulho.

Os imóveis mais antigos ainda não obedeciam às exigências de normas de desempenho que temos atualmente, como a NBR 15.575. Com essa norma, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) determina que os novos projetos de edificações tenham isolamento acústico.

É preciso fazer o isolamento entre o ambiente externo e interno e, em prédios, é necessário também fazer o isolamento entre um piso e outro, assim como, no mesmo andar, de um ambiente para outro. Tudo isso garante mais privacidade e qualidade de vida aos moradores.

De acordo com a arquiteta Débora Barreto, especialista em acústica, as pessoas acabam se acostumando com o ruído, mas isso não significa que sua saúde não esteja sendo afetada por ele. Por isso, é muito importante buscar soluções, mesmo em construções prontas.

Como fazer um isolamento acústico eficiente – Solução

Para fazer um isolamento acústico, sempre é preciso criar um “sanduíche” com dois elementos duros, como placas de Drywall ou cimentícias e, entre elas, uma lã. A opção mais eficiente e ecologicamente correta é a Lã de Pet, como o ISOSOFT da Trisoft.

Em projetos de casas e prédios, essa técnica deve ser utilizada na construção das paredes internas e externas. As obras em Light Steel Frame, com perfis metálicos e em Wood Frame, com perfis de madeira, já tem esse “sanduíche” como parte de seu sistema construtivo e garantem tanto o isolamento acústico quanto o térmico.

Débora Barreto alerta: “deve-se sempre levar em consideração que o ruído passa pelas partes mais vulneráveis das construções, como as esquadrias, por exemplo. Mas fazendo o isolamento nas paredes, já é possível ter mais conforto e privacidade nos ambientes internos.”

Em edificações já existentes, é possível utilizar o mesmo método. Com Steel ou Wood Frame, é preciso colocar duas placas de Drywall com o ISOSOFT Wall entre elas. Há uma pequena perda de espaço, entre 6 cm e 10 cm, mas com o benefício que o isolamento acústico traz, acaba sendo muito vantajoso.

A Lã de Pet é feita de 100% Poliéster, fibra que é proveniente da reciclagem de garrafas Pet e é totalmente reciclável. É um material ecologicamente correto, eficiente, e pontua para as certificações de construções sustentáveis como a AQUA e a LEED.