poluição

Sustentabilidade: A partir de 2018, China terá multas e satélite contra a poluição

Diante do grave nível de poluição atmosférica chinesa, o presidente do país, Xi Jinping, anunciou um pacote de medidas para tentar reverter a situação. O líder afirmou que a partir deste ano serão aplicadas multas severas contra fábricas que promovem alta poluição. Além disso, o país pretende lançar um novo satélite com o objetivo de acompanhar as taxas de dióxido de carbonado enviadas para a atmosfera.

poluiçãoEm dezembro de 2016, mais de 20 cidades chinesas, incluindo a capital Pequim, entraram em estado de alerta máxima pela poluição e presença de gases tóxicos no ar. O governo pediu para que profissionais trabalhassem em casa, ordenou a paralisação de obras, o fechamento de escolas e adotou um rodízio veicular. No aeroporto, voos tiveram de ser cancelados por falta de visibilidade.

A situação atingiu quase meio milhão de pessoas. Quem se arriscava pelas ruas, usava máscara para proteger os pulmões. Alguns moradores chegaram a viajar para fugir dos efeitos nocivos da poluição. Para que você tenha uma ideia da gravidade do caso, a Organização Mundial da Saúde estabelece que o máximo de partículas poluentes presentes no ar seja de 25 microgramas por metro cúbico. Em mais de 20 cidades da China, foi medida uma quantidade seis vezes maior.

As ações anunciadas pelo governo chinês são importantes porque a maior parte das cidades que entraram em alerta vermelho concentram grandes pólos industriais de ferro e de carvão, grandes poluentes. Com multas mais pesadas, essas industriais terão de rever seus processos e adotar formas mais sustentáveis de produção.

A Trisoft é a maior empresa da América Latina especializada em produção de mantas e distribuição de Fibras de poliéster, e apoia todas as questões voltadas à preservação do planeta. Sua lã de pet é reciclada e 100% reciclável, atendendo a demanda de logística reversa de produtos e sendo usada por mais de 25.000 empresas brasileiras. Há mais de 55 anos no mercado, com qualidade e responsabilidade sócio ambiental, a Trisoft atua em diferentes segmentos industriais com produtos non-wovens como mantas, fibras e feltros de poliéster. A Trisoft também não utiliza água no processo de produção.