tratamento acústico

Tratamento acústico pode ser solução para baixa produtividade

Tratamento acústico pode ser solução para problemas que você nem imagina.  Já entrou em algum restaurante ou loja onde e se sentiu incomodado com o barulho do ambiente? Ou percebeu que no seu local de trabalho algo estava atrapalhando sua concentração? Conheça as soluções Trisoft!

tratamento acústicoSem tratamento acústico, são clientes que não voltam mais, redução de movimento e faturamento ou quadro de funcionários que não para de mudar. Isso porque esses fatos podem estar sendo motivados pelo desconforto acústico.

Alguns comportamentos também estão, muitas vezes, relacionados ao nível de ruído dos ambientes. Irritabilidade, dificuldade de concentração, redução da produtividade, agressividade, problemas de aprendizado e alterações de humor podem ser os outros sinais de que a qualidade acústica do local seja muito ruim.

Com o passar do tempo sob essas condições, as pessoas podem desenvolver problemas de saúde mais sérios, que vão do aumento da pressão arterial e da atividade cardíaca a distúrbios do sono e até mesmo perda da capacidade auditiva. Quando alguém diz que já se acostumou com o alto nível de ruído é porque já está com perda auditiva, e isso é irreversível.

Certamente os proprietários de estabelecimentos comerciais, assim como seus arquitetos e engenheiros, não desejam nada disso a seus clientes e colaboradores. Para que esses problemas não aconteçam, é muito importante realizar um projeto de acústica e inserir nos ambientes materiais com poder de absorção dos sons aéreos, propiciando um maior conforto acústico.

Ruído

Ambientes comerciais de grande fluxo de pessoas precisam de tratamento acústico para oferecer uma experiência mais agradável a seus clientes. Choperias, grandes bares, restaurantes e praças de alimentação podem causar incômodo a seus frequentadores devido ao barulho que geram, e até mesmo afastá-los.

A poluição sonora existente nestes locais acontece por conta do grande número de pessoas falando, manuseando pratos, talheres e copos, assim como pelo trabalho na cozinha. Esse excesso de sons emitidos acaba se multiplicando ao atingir as superfícies das paredes, teto, piso e mobiliário, pois são “refletidos”, gerando eco.

Tratamentos acústicos: “Podemos começar apontando algo mais simples: o desconforto causado pelo som alto pode trazer males como baixa concentração, estresse e dores de cabeça. Muitas vezes, não associamos o som alto como causa, porque estamos acostumados a ele”, explica Maurício Cohab, Diretor da Trisoft, que oferece uma solução viável para o tratamento acústico das construções: o Isosoft, um produto reciclado e 100% reciclável, feito com lã de PET.

Ele enfatiza: alguns ruídos corriqueiros para quem vive nas grandes cidades, como o barulho do trânsito, tubulações hidráulicas, bombas de piscinas, geradores, casas de máquinas de elevadores, ruídos de ar condicionado de hospitais, shopping centers, só para citar alguns, são destruidores da qualidade de vida.

Quem nunca foi a um restaurante e sentiu-se incomodado com o ‘zumzumzum’ que impede de ouvir, muitas vezes, a pessoa que está a seu lado? Pois é a acústica que resolve isso. Há quem pense que o isolamento térmico e acústico é assunto abordado apenas para a construção de ambientes que receberão sons realmente muito altos. No entanto, alguns ruídos que podem parecer normais, especialmente para quem mora nas grandes cidades, como o barulho do trânsito, tubulações hidráulicas, bombas de piscinas, geradores, casas de máquinas de elevadores, só para citar alguns, são, na verdade, destruidores da qualidade de vida. Entre os problemas silenciosos causados pelo som estão: baixa concentração, aumento da pressão sanguínea, contração muscular, ansiedade e tensão, zumbido, estresse e nervosismo, insônia e dor de cabeça, perda gradual da audição e redução dos reflexos motores, só para citar alguns.

Da mesma forma, o isolamento térmico ou isolante térmico, antes visto como supérfluo, está cada vez mais em pauta nas edificações, para gerar economia de recursos naturais. Maurício Cohab, Diretor da Trisoft, explica: “nós queremos revolucionar o pensamento sustentável para o mercado de edificações. Por isso, criamos soluções que impactam positivamente o meio ambiente, dispensando o uso de vilões, como os sistemas de refrigeração, e gerando qualidade de vida, com itens para isolamento termo acústico”.

O som pode causar problemas silenciosos, que não são detectados imediatamente: baixa concentração, aumento da pressão sanguínea, contração muscular, ansiedade e tensão, zumbido, cansaço, estresse e nervosismo, insônia e dor de cabeça, perda gradual da audição e redução dos reflexos motores, só para citar alguns. Segundo a oms, mais de 210 mil casos de morte por ataque cardíaco por ano tem como causa sons acima de 50 decibéis.

Tratamento acústico gera conforto acústico

O conforto acústico existe quando há boa inteligibilidade da fala ou clareza musical. Não havendo sons indesejáveis, o lugar passa uma sensação de bem-estar aos seus frequentadores.

Tudo o que está dentro de um ambiente influencia sua acústica. Os materiais usados na construção, os móveis e até as pessoas exercem um papel de absorver ou reverberar os sons. Tudo isso é levado em consideração pelo especialista na elaboração do projeto de acústica, e ele também define o que vai ser usado para proporcionar conforto acústico.

Um profissional consegue identificar se o local precisa somente baixar a reverberação ou se necessita de isolamento acústico, ou até mesmo dos dois. Quando os ruídos vêm de meios externos é preciso isolar. Se o problema é com os ruídos internos, é necessário um estudo para fazer com que os eles sejam absorvidos ou refletidos de maneira uniforme e dentro dos parâmetros específicos para cada ambiente. Assim, pode-se definir quais os materiais adequados, como as soluções acústicas integradas Trisoft.

O produto é feito de lã de Pet e tem a capacidade de absorver os sons aéreos e eliminar a reverberação excessiva, conhecida popularmente como eco. Conheça algumas soluções para tratamento acústico:

–  Forro: em acabamento preto, branco ou Black Cine fosco, é indicado para áreas comercias de pequeno a grande porte e permite acesso a instalações sob o teto estrutural.

–  Nuvens: placas em diversos formatos que podem ser penduradas na horizontal em qualquer estrutura de teto. Podem ser usados em lugares abertos e completam a decoração do ambiente.

– Baffles: são placas penduradas na vertical que podem ser instaladas sob qualquer tipo de teto, inclusive em espaços abertos.

– Wall: desenvolvida para isolamento térmico e acústico em sistema de Drywall com paredes de placa de gesso ou cimentícias e construções a seco em Steel ou Wood frame.

– Revest e Decor: São painéis para revestimento de parede que podem ser impressos em HD com a imagem que o cliente desejar ou revestidos com tecido.

Tratamento acústico sustentável

Todos os produtos Trisoft para tratamento e isolamento acústico são laváveis, de fácil instalação e manutenção. Por serem hipoalergênicos, não exige o uso de EPI´s como macacão de manga longa, luvas e máscaras de proteção, deixando a obra mais rápida e com menor custo.

 O produto é 100% reciclável e parte de sua origem é proveniente da reciclagem de garrafas Pet. Além de deixar os ambientes com conforto acústico superior, melhoram a estética do local e ainda colaboram com a preservação do meio ambiente. Todos os tipos de soluções acústicas integradas pontuam para as certificações de obras sustentáveis LEED e AQUA.

Marketing

A Trisoft transforma a lã de PET, vinda de garrafas retiradas do meio ambiente, em produtos que aliam qualidade e beleza, especiais para tratamento termo acústico de ambientes variados: decorativos, resistentes e de fácil aplicação, os Isosoft Baffles, Nuvens ou Revest são uma verdadeira revolução na decoração sustentável. Agora, além de embelezar e aumentar a qualidade acústica dos ambientes, os produtos também foram transformados em espaço de marketing, ou seja, tornaram-se espaços de mídia, uma vez que podem ser plotados com a marca do fornecedor para a divulgar em empreendimentos comerciais, beneficiando supermercados, bares e restaurantes, entre outros.

A ferramenta já está sendo usada por alguns clientes da Trisoft: “é importante enfatizar a a necessidade de um profissional que consiga dimensionar o projeto, para que a quantidade de produto não seja inferior – o que não vai causar o efeito desejado – nem superior, o que vai encarecer a ação. O produtos Isosoft são construídos com fibras de PET, reciclado e 100% reciclável, extremamente resistente, que não retém umidade, não prolifera fungos ou bactérias. Tem excelente performance, pode ser instalado em ambientes abertos e se encaixa sob praticamente qualquer estrutura de teto, comercializado em diversos formatos e pendurados por cabos de aço.

o produto Trisoft também é atestado pelo PSQ Drywall, que faz parte do Programa Setorial do Habitat do PBQP, principal instrumento do Governo Federal para garantir melhorias no setor da construção civil.

O certificado garante que o produto da Trisoft passou em todos os testes de qualidade, incluindo os de segurança, já que, além de todas as possibilidades de uso e do conforto acústico, também é resistente, atóxico, antialérgico, não prolifera fungos e bactérias, não retém água ou umidade e não propaga chamas. Além disso, os 4 produtos que compõe as Soluções Acústicas Integradas têm design diferenciado e aceitam todo tipo de formato, cor e impressão, tornando-se uma ferramenta a mais para formar ambientes criativos e bonitos.

OS PRODUTOS QUE FORMAM AS SOLUÇÕES ACÚSTICAS INTEGRADAS SÃO:

TRISOFT® BAFFLES – proporcionam visual elegante, alto desempenho acústico e podem ser instalados em qualquer ambiente, inclusive aberto. Se encaixam sob praticamente qualquer estrutura de teto e são fornecidos em cores e formatos variados, que permitem inclusive impressão.

TRISOFT® NUVEN – inova o conceito de tratamento acústico, permitindo alto desempenho acústico aliado à beleza da decoração. Também pode ser instalado em ambientes abertos, se encaixa sob praticamente qualquer estrutura de teto e já vem pronto para instalação. É fornecido em cores e formatos variados e permite impressão.

TRISOFT® FORRO – apresenta excelentes índices de absorção sonora e isolação térmica e é disponível em 2 opções de acabamento (branco e preto). Permite o acesso a instalações sob o teto estrutural, é de fácil manutenção e possui elevada resistência ao manuseio. É muito fácil de limpar, bastando um pano úmido. As placas sãoo fixadas por tirantes e perfis metálicos. Em caso de vãos elevados entre o forro e o teto, recomenda-se a utilização de estrutura auxiliar.

TRISOFT REVEST -Revestimento acústico para paredes. Usa cola para fixação, mas sua instalação rápida dispensa o uso de furos e parafusos, o processo é limpo e fácil e os painéis devem ser aplicados sobre paredes lisas.

SOBRE A TRISOFT

A Trisoft é a maior empresa da América Latina em produção de itens com lã de PET. Atuando há mais 55 anos no mercado, com qualidade, seriedade e responsabilidade sócio ambiental, investe em tecnologia para o desenvolvimento de produtos, transformando a despoluição do planeta em matérias primas para fazer produtos que melhoram a vida das pessoas. Seu objetivo é revolucionar o mercado, promovendo sustentabilidade e a possibilidade cada vez maior das empresas aderirem à logística reversa.

A Trisoft, maior fabricante de itens com fibra de garafa PET reciclado da América Latina, tornou-se expert em unir sustentabilidade, decoração e performance acústica aos ambientes, sendo procurada pelos melhores profissionais para grandes projetos de adequação. “Nosso produto é em parte reciclado, 100% reciclável, de facílima aplicação e que pode ser utilizado na construção ou mesmo em ambientes já prontos, agregando beleza e a melhor acústica”, explica Maurício Cohab, Diretor da Trisoft. Associada da Pro Acústica, a Trisoft tem uma linha completa, fabricada com o Isosoft, produto exclusivo construído com lã de PET e que garante o tratamento acústico.

Trisoft | +55 11 4143-7900 | www.trisoft.com.br | contato@trisoft.com.br