sustentabilidade urbana

Vila Velha recebe evento internacional de sustentabilidade urbana

O congresso internacional de sustentabilidade urbana é aberto a toda a comunidade acadêmica

sustentabilidade urbanaAs redes Urbenere (Comunidades Urbanas Energeticamente Eficientes) e Cires (Cidades Inclusivas, Resilientes, Eficientes e Sustentáveis) uniram-se para a realização do evento internacional “Sustentabilidade Urbana”, com início nesta quarta-feira (05) e encerramento na sexta-feira (07), na Universidade Vila Velha (UVV).

O objetivo é divulgar as ações das redes e abrir a participação e o diálogo entre os estudantes, especialistas, gestores públicos e empresários. O tema de sustentabilidade urbana pretende levantar questões acerca do bem-estar e da qualidade de vida na cidade.

O evento é promovido em parceria com a Universidade Federal do Espirito Santo, a Universidade do Minho – Portugal, os cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e de mestrado em Arquitetura e Cidade da UVV. Na oportunidade também será comemorado os 10 anos da Arquitetura e Urbanismo da UVV.

O congresso é aberto a toda a comunidade acadêmica além de profissionais, dirigentes, gestores e demais interessados em debater, pensar e propor estratégias para promover soluções para os problemas ambientais das cidades contemporâneas.

Serão três dias de atividades intensas envolvendo palestras, comunicações técnicas, exposições, workshops, visitas técnicas e reuniões específicas sempre sobre os eixos temáticos como: governança e gestão urbana, qualidade de vida no espaço urbano, reabilitação urbana, preservação e restauração do patrimônio construído, preservação e restauração dos ambientes naturais, gestão sustentável da água, esgoto, energia e resíduos e outros.

AS REDES

Essas redes têm como principal objetivo incentivar o ambiente colaborativo visando, especialmente, o intercâmbio de conhecimento e a contribuição efetiva em ações que culminem na melhoria da qualidade de vida dos usuários da cidade. As Redes são compostas por cerca de 150 pessoas de 8 países, entre especialistas, gestores públicos e empresários, fazendo com que as ações sejam o resultado dos conhecimentos e da colaboração destes 3 setores, sempre em amplo diálogo com a sociedade.

O evento Sustentabilidade Urbana objetiva divulgar as ações das redes, criando um ambiente propício à ampla troca de experiências assim como abrir a participação e o diálogo entre especialistas, gestores públicos e empresários que, embora não participando nas atividades das redes Urbenere e Cires, têm contribuições importantes a dar nas áreas de maior relevância para a sustentabilidade urbana, especialmente considerando a realidade ibero-americana.

Congresso Internacional de Sustentabilidade Urbana
Local: Universidade Vila Velha (UVV)
Dias: 05 a 07 de dezembro de 2018
Programação e inscrições: https://www.uvv.br/congresso-internacional-de-sustentabilidade-urbana/