XII Bienal de Arquitetura de São Paulo

XII Bienal de Arquitetura de São Paulo: IABsp abre chamada de propostas

Sob o tema Todo Dia, a XII Bienal de Arquitetura de São Paulo busca revelar a arquitetura do dia a dia em suas diferentes escalas. Arquitetos e urbanistas há muito vêm aspirando projetar habitats inteiros, civilizações e, até mesmo, o planeta. Mas, no atual clima de incerteza política, econômica e ambiental, esses profissionais passaram a reconhecer os limites de suas disciplinas.

Bienal de Arquitetura de São Paulo: Em reação, trouxeram o foco da arquitetura para a esfera do dia a dia, questionando a finalidade central do projeto em um mundo superprojetado —aí incluídos objetos banais, rotinas diárias, protocolos de manutenção ou até o uso de recursos básicos. Essa linha de investigação, tema da XII Bienal, restabelece a dimensão mais trivial da realidade, o “todo dia”, como um mediador da produção da arquitetura e da cidade em busca de uma nova ética e estética da simplicidade.

O tema Todo Dia está estruturado em torno de três eixos temáticos: Relatos do Cotidiano, Materiais do Dia a Dia e Manutenções Diárias. Cada eixo trará pesquisas, trabalhos especulativos, instalações e projetos de arquitetura, design, urbanismo e paisagismo. Também serão apresentados outros tipos de intervenção material que problematizem as mediações contemporâneas do plano cotidiano em diferentes escalas: do corpo aos objetos, dos espaços interiores aos limites planetários.

No dia 22/01, partir das 18h30, em um happy hour no edifício-sede do IABsp, os curadores Vanessa Grossman, Ciro Miguel e Charlotte Malterre-Barthes conversarão com interessados em apresentar propostas para a XII Bienal. O evento ocorrerá de setembro a dezembro deste ano. A chamada fica aberta até 1º de abril.

Informações completas sobre o tema da XII Bienal de Arquitetura de São Paulo e a forma como as propostas devem ser enviadas estarão, também a partir de terça-feira (22), no site do evento: www.bienaldearquitetura.org.br.

As propostas devem ser enviadas digitalmente, por meio dos formulários do hotsite. O processo seletivo será conduzido pelos curadores juntamente com um júri composto por Javier Agustín Rojas (arquiteto, fotógrafo, jornalista de Buenos Aires), Gabriela de Matos Moreira Barbosa (arquiteta e coordenadora do coletivo Arquitetas Negras do Recife), Renato Cymbalista (arquiteto e professor da USP).

Happy Hour – XII Bienal de Arquitetura

  • dia: 22 de janeiro
  • horário: a partir das 18h30
  • local: IABsp – rua Bento Freitas, 306 – 4º andar
  • Vila Buarque, São Paulo – SP
  • Tels. (11) 3259-6866/ (11) 3259-6149

Envio de propostas para a XII Bienal de Arquitetura de São Paulo

  • prazo: 1º de abril de 2019 às 17h

Via ArchDaily